Ainda no ensino médio, estudante de MG vence prêmio em congresso de tecnologia dominado por alunos de mestrado e doutorado

Ainda no ensino médio, estudante de MG vence prêmio em congresso de tecnologia dominado por alunos de mestrado e doutorado
Julyanara na apresentação do Congresso Brasileiro de Software (CBSoft) — Foto: Arquivo Pessoal
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Julyanara Silva é aluna do segundo ano do ensino médio no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), em Uberlândia e venceu prêmio de melhor artigo científico em congresso realizado Curitiba.

Por José Matos*, g1 Triângulo — Uberlândia

 

Em uma área tradicionalmente ocupada por estudantes de mestrado, doutorado e pesquisadores renomados, a estudante do ensino médio Julyanara Silva, de 17 anos, surpreendeu ao conquistar o prêmio de melhor artigo científico no Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), o maior congresso de engenharia de software da América Latina.

O evento reúne anualmente pesquisadores, profissionais da indústria e acadêmicos para compartilhar tendências, inovações e estudos voltados para o desenvolvimento de tecnologia de software.

Julyanara é aluna do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, integrado ao ensino médio no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), em Uberlândia. O estudo, premiado em um workshop do evento realizado em Curitiba (PR), teve como foco o uso do ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial que simula a linguagem humana.

 

"Por ser a minha primeira vez e por todas as pessoas serem da graduação, mestrado e doutorado, pude aproveitar e conhecer diversas pesquisas desenvolvidas e poder colaborar apresentando a minha pesquisa também", disse a jovem.

 

Sobre a sensação de ganhar a premiação, ela afirmou que ficou surpreendida.

"Depois de a ficha ter caído, fiquei muito feliz e só sabia sorrir o resto do dia. Sem dúvidas, foi algo que eu vou lembrar para sempre", lembrou.

Orientador da jovem, o professor Carlos Dantas foi o grande incentivador da pesquisa.

"O trabalho dela se desenvolveu muito bem ao longo do ano, a gente achou interessante mandar o trabalho para o Congresso Brasileiro de Software, que é o maior congresso de engenharia de software na América Latina. Geralmente frequentado por alunos de mestrado, doutorado por pesquisadores renomados na área", afirmou Dantas.

O professor Carlos ao lado da aluna Julyanara. — Foto: TV Integração

O professor Carlos ao lado da aluna Julyanara. — Foto: TV Integração

 

Representatividade

Além da relevância acadêmica do prêmio, a vitória de Julyanara traz outro aspecto importante, a presença feminina na tecnologia. Segundo a pesquisa Woman in Technology, menos de 20% dos cargos das áreas de tecnologia no Brasil são ocupados por mulheres.

"Eu acho que com certeza inspira as meninas a entrarem na área de tecnologia e tornar esse universo cada vez mais feminino", finalizou Julyanara Silva.