Dois homens são presos por prática de garimpo ilegal em parque da Grande BH

Dois homens são presos por prática de garimpo ilegal em parque da Grande BH
Balança com motor acoplado a uma bomba de sucção e recalque, que é utilizada para dragagem nas margens da cachoeira Foto: Divulgação/PMMG

Ação contou com policiais do Bope e do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente

O Tempo    Por Mateus Pena

 

Dois garimpeiros foram presos em flagrante ao praticar garimpo ilegal no Parque Nacional da Serra do Gandarela, em Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte. A ação contou com a participação de militares do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (Bpm Mamb), do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMMG e agentes federais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

Flagrante e fuga

No momento em que se deslocavam por uma mata no parque, os militares perceberam um ponto de lavra garimpeira em atividade, além de um motor de garimpo em pleno funcionamento. 

De acordo com a corporação, os policiais avistaram quatro garimpeiros, sendo que dois deles, ao ver os agentes, conseguiram fugir pela mata, e os outros dois foram capturados. No local, a PM constatou a presença de uma balança com o motor acoplado a uma bomba de sucção e recalque, que é utilizada para dragagem nas margens da cachoeira.

A balança e o motor utilizados no crime foram destruídos pelos militares do Bope no local.

 

Prática é considerada crime ambiental conforme lei federal

Conforme o artigo 2º da lei federal 8.176/91, a atividade de garimpo neste local se configura como crime de usurpação de bem mineral pertencente à união, além de envolver crimes ambientais previstos nos artigos 55 e 60 da lei 9.605/98 (lei de crimes ambientais).