Atlético pode enfrentar River antes da final? O que diz regulamento da Libertadores

Atlético pode enfrentar River antes da final? O que diz regulamento da Libertadores
atlético libertadores O Atlético terminou a primeira fase como líder do Grupo G Pedro Souza / Atlético
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

As duas equipes estão no Pote 1 e foram as duas melhores da fase de grupos do torneio

 Portal Itatiaia

Copa Libertadores voltou a ser assunto entre torcedores do Atlético após a definição das posições gerais da primeira fase. Com o triunfo do River Plate sobre o Deportivo Táchira, por 1 a 0, o time argentino garantiu a primeira colocação e a vantagem de decidir em casa até a semifinal. Já o tropeço do Palmeiras, que empatou por 0 a 0 com o San Lorenzo, favoreceu o Alvinegro, que ficou em segundo.

A grande dúvida de algumas pessoas é se Galo e River poderão se enfrentar antes das semifinais. E a resposta é sim. Integrantes do Pote 1, pela colocação na fase de grupos, os times só não podem se cruzar nas oitavas, já que terão pela frente adversários do Pote 2 (classificados na segunda colocação dos respectivos grupos).

Itatiaia consultou o regulamento da competição e, nele, não há nenhum veto para que o confronto possa acontecer a partir das quartas. Caso este cenário se confirme após as oitavas, o River terá a vantagem de fazer o primeiro jogo em Belo Horizonte e o segundo em Buenos Aires. O próprio Atlético fez consulta à Conmebol para esclarecer o assunto.

2.2.3.2 Metodologia do sorteio - Oitavas de Final

* A fim de determinar os rivais de cada chave, serão formadas duas tabelas de posições: uma entre os oito classificados em primeiro lugar em seus grupos (1A, 1B, 1C, 1D, 1E, 1F, 1G, 1H), os quais ocuparão o Pote 1, e a segunda entre os oito classificados em segundo lugar em seus grupos (posições 2A, 2B, 2C, 2D, 2E, 2F, 2G, 2H), os quais ocuparão o Pote 2.

* A posição deles em cada tabela outorgará uma ordem de 1 a 8 para os ganhadores dos grupos e de 9 a 16 para os segundos, de acordo com o desempenho da FASE DE GRUPOS. Em caso de igualdade de pontos para qualquer posto das mencionadas tabelas, serão aplicados os critérios de desempate mencionados no ponto 2.4.2 deste manual.

* As equipes com melhor desempenho (menor numeração na ordem de 1 a 16) terão mando de campo em suas partidas.

* Do Pote 2 (equipes em segundo lugar nos grupos) serão retiradas as 8 bolas que formarão

 

as chaves A, B, C, D, E, F, G e H.

* Imediatamente após o sorteio de cada bola do pote 2, serão sorteadas do pote 1 (equipes em primeiro lugar nos grupos) as bolas com as equipes que completarão as chaves, definindo-se assim os confrontos para as Oitavas de Final.

* As equipes mandantes na primeira partida serão as equipes provenientes do Pote 2 (equipes em segundo lugar na FASE DE GRUPOS).

Para as fases seguintes, e até as SEMIFINAIS, inclusive, o mando de campo nas partidas estará condicionado à numeração que cada equipe tenha obtido na ordem de classificação da FASE DE GRUPOS. Em cada chave, as equipes com numeração menor têm o mando de campo na partida de volta.

* Nesta fase, podem se enfrentar equipes provenientes do mesmo país, bem como as que já tenham se enfrentado na FASE DE GRUPOS da competição.

 

Pote 1

  • Fluminense, São Paulo, 1º C, Junior Barranquilla-COL, Bolívar-BOL, Palmeiras, Atlético e River Plate;

Pote 2

  • Colo-Colo-CHI, Talleres-ARG, 2ºC, Botafogo, Flamengo, San Lorenzo-ARG, Peñarol-URU e Nacional-URU;