Anel Rodoviário: caminhão não usou área de escape; polícia vai investigar motivo

Anel Rodoviário: caminhão não usou área de escape; polícia vai investigar motivo
Acidente no Anel Rodoviário, em BH, deixou três pessoas feridas — Foto: Flavio Tavares / O TEMPO
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Veículo perdeu os freios na altura do bairro Betânia; três ficaram feridos

Fonte O Tempo   Por Bruno Daniel e Vitor Fórneas 

O caminhão envolvido no engavetamento no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, no bairro Betânia, nes ta segunda-feira (8 de janeiro), não utilizou a área de escape. A informação foi repassada pela Polícia Militar Rodoviária que vai investigar o motivo. Três pessoas ficaram feridas.

"Infelizmente mais um grave acidente. A carreta desceu o Anel Rodoviário e não sabemos porque não conseguiu acessar a área de escape. Houve superaquecimento do freio e, em determinado momento, o estreitamento da pista: de três para duas", disse o capitão Luiz Fernando Ferreira. 

No Anel Rodoviário, segundo o capitão, havia retenção e, pela falta de freios, o caminhão acabou batendo em outros quatro veículos. "Apenas veículos pesados se envolveram no acidente, o que reduziu a questão da fatalidade dos condutores". 

O motorista do veículo que perdeu os freios ficou preso às ferragens e foi socorrido em estado grave. "Uma das vítimas foi socorrida pela ambulância da concessionária [Via 040]. Uma outra pela aeronave da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que, infelizmente, no momento do socorro teve pane e fez pouso de emergência na avenida Tereza Cristina. Ela acabou sendo socorrida por meio terrestre e os demais policiais não tiveram qualquer ferimento".

As equipes atuam para a liberação da pista o "mais rápido possível", conforme destacou o capitão. "Estamos fazendo os trabalhos com muito cuidado. Por se tratar de veículos pesados, é difícil cravar o tempo necessário. Os bombeiros prestaram assistência para que não houvesse chamas no local", ponderou.

Área de escape

A estrutura fica no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao bairro Buritis. A área de escape é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida (cinasita), que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo.