Projeto “Caminhando pela História” realiza visita guiada na fábrica da cervejaria Hofbauer

Projeto “Caminhando pela História” realiza visita guiada na fábrica da cervejaria Hofbauer
Divulgação PJF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Portal de Notícias

NOTÍCIAS: SETUR

 

Dentro do projeto "Caminhando pela História", a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu nesta quarta-feira, 15, uma visita à cervejaria artesanal Hofbauer. Moradores e turistas conheceram a estrutura de fabricação da bebida que segue a  mesma receita há mais de cem anos. A cerveja produzida pelo padre Jonas Pacheco chamou a atenção do público pelo local onde é feita: dentro de um convento na Igreja de Nossa Senhora da Glória, construído por religiosos holandeses da Congregação Redentorista no fim do século 19. A visita fez parte das comemorações dos 174 anos de Juiz de Fora.

O passeio foi conduzido por Jonas Pacheco, que compartilhou algumas curiosidades com o público. Uma delas é que o processo de fabricação é praticamente todo manual, desde o bombeamento até o engarrafamento, levando em média 25 dias para ser concluído. Segundo o padre, em 2021, a produção da bebida aumentou significativamente e passou a estar disponível de forma regular ao público. Nesse período, novas receitas foram criadas e a receita original foi aprimorada.

Atualmente, a cervejaria produz cinco tipos de cervejas: Pilsen, Weissbier, Belgian Dubbel, Belgian Blond e Belgian Pale Ale. Com base na demanda, a capacidade de produção da cervejaria é de 1.600 garrafas por mês. Todo o lucro obtido com as vendas é direcionado para ações sociais da Congregação Redentorista.

Os presentes também conheceram a origem do nome “Hofbauer”, uma homenagem a São Maria Hofbauer, santo austríaco da Congregação do Santíssimo Redentor. Considerada um importante patrimônio cultural e turístico de Juiz de Fora, essa cervejaria é uma das mais antigas em funcionamento no Brasil. Além disso, pelo que se sabe ,a cerveja é a única fora da Europa a ser produzida por padres em um convento. Ao final, os visitantes tiveram a oportunidade de degustar a bebida.

O percurso incluiu também uma visita ao interior da igreja de Nossa senhora da Glória e à Biblioteca Redentorista, um espaço que preserva mais de 80 mil livros e sete mil periódicos. No acervo, encontram-se obras raras datadas do ano de 1542. Dos séculos 16 e 17, há aproximadamente 120 obras em bom estado de conservação, além de um grande número de obras dos séculos 18 e 19.

A coordenadora de recursos humanos, Talita Garcia, expressou sua felicidade ao participar pela primeira vez do projeto “Caminhando pela História”. “Na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de explorar e valorizar as riquezas da cidade em que vivemos. Conhecer o interior da fábrica da cervejaria Hofbauer realizou meu grande desejo. Foi uma experiência maravilhosa.”, disse Talita. 

Nesta quinta, 16, será realizada uma visita ao projeto "Colorindo o Habitar", no bairro Esplanada, e ao Museu Mariano Procópio (Mapro), no dia 17. Já na segunda-feira, 20, o passeio será no Colégio Santa Catarina. Os ingressos gratuitos ficam disponíveis sete dias antes de cada evento. Os passeios do projeto “Caminhando pela História” são coordenados e realizados pela Secretaria de Turismo (Setur), contando nesta ação com o apoio da Secretaria de Governo, Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e da cervejaria Hofbauer.
 

 Confira a programação completa:
 

Colorindo o Habitar – morro do bairro Esplanada
 

Quinta-feira, dia 16
 

 Início 14h30
 

20 ingressos 
 

Museu Mariano Procópio
 

Sexta-feira, dia 17
 

Início: 14h
 

20 ingressos

 

Colégio Santa Catarina 
 

Segunda-feira, dia 20
 

Início: 15h 
 

20 ingressos
 

Para mais informações sobre as ações da Setur acesse @secretariadeturismojuizdefora e o site