Aeroporto Regional amplia operações com autorização para uso total da pista

Aeroporto Regional amplia operações com autorização para uso total da pista
Aeroporto Regional Divulgação

Medida elimina restrições operacionais, reduz tempo de voo e aumenta eficiência nas manobras

Tribuna    Por Mariana de Souza*

 

Aeroporto Presidente Itamar Franco recebeu autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para realizar pousos e decolagens sem restrições nas duas cabeceiras da pista: a 26, voltada para Rio Novo, e a 08, em direção a Goianá. A decisão permite também operações por instrumentos (IFR) na cabeceira 08, otimizando os procedimentos de aproximação, pouso e taxiamento.

A liberação foi possível após a implementação do Plano Básico de Zona de Proteção do Aeródromo (PBZPA), elaborado com base em estudo que identificou obstáculos naturais e construções em um raio de 32 quilômetros ao redor da pista. O plano define uma área de segurança para garantir manobras aéreas adequadas e impedir que futuras edificações comprometam a operação do aeroporto.

Com a adoção do plano, qualquer nova construção nas áreas mapeadas só poderá ser aprovada após análise do DECEA, por meio do processo denominado Objeto Projetado no Espaço Aéreo (OPEA), que avalia o impacto das edificações sobre as operações aéreas.

aeroporto regional

Aeroporto Regional (foto: Leonardo Costa)

 

Flávio Santos, superintendente do Aeroporto Regional, explicou que a mudança traz ganhos importantes de eficiência e segurança. “Agora, voos provenientes de São Paulo podem realizar aproximações diretas pela cabeceira 08, sem necessidade de contornar a pista para utilizar a cabeceira oposta. Isso reduz o tempo de voo, o consumo de combustível e aumenta a segurança operacional.”

Aeroporto busca ser mais atrativo

De acordo com Alexander Cerqueira, diretor da Socicam — empresa responsável pela administração do aeroporto —, o estudo foi conduzido de forma voluntária, mesmo sem exigência legal, como parte de uma estratégia para fortalecer a operação do terminal. ”Optamos por avançar nesse processo, justamente para elevar ainda mais os padrões de confiabilidade das nossas operações e ampliar as possibilidades de pouso, tornando o aeroporto mais atrativo para as companhias aéreas.”

Com capacidade para até 600 mil passageiros por ano, o Aeroporto da Zona da Mata possui a segunda maior pista de pouso de Minas Gerais, com 2.525 metros de extensão. Atualmente, opera voos regulares da Azul para o Aeroporto de Viracopos (SP) e da GOL para Congonhas (SP).

*estagiária sob supervisão da editora Fabíola Costa