VÍDEO: córregos transbordam em tarde com novo temporal em Juiz de Fora
Nível do Rio Paraibuna chegou a quase 3 metros na tarde desta quinta-feira (15). Inmet alerta para risco de tempestades em toda a região até, pelo menos, a sexta-feira (16).
Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
Chuva causa alagamentos intensos em Juiz de Fora
Juiz de Fora voltou a ter uma forte pancada de chuva na tarde desta quinta-feira (15), provocando alagamentos em diversos pontos da cidade. Em 24 horas, segundo a Defesa Civil, são 110,4 milímetros de acumulado
No Bairro Industrial, onde a Prefeitura realiza obras de contenção das chuvas, o Córrego Humaitá transbordou. Também houve alagamento em ruas do Democrata, causado pelo transbordamento do Córrego São Pedro.
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), as ruas Benjamin Guimarães e Violeta dos Santos, ambas no Democrata, precisaram ser interditadas. Agentes de trânsito foram encaminhados aos locais.
Córrego São Pedro transbordou no Democrata, afetando a Rua Mariano Procópio — Foto: Redes Sociais/Reprodução
O Corpo de Bombeiros resgatou três pessoas que ficaram ilhadas dentro de um carro na Benjamin Guimarães. O automóvel foi tomado pelas águas até a altura das portas. Ninguém ficou ferido.
Três pessoas ficaram ilhadas em carro que ficou preso no Bairro Recanto dos Lagos, em Juiz de Fora — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Avenida dos Andradas e Rua José Calil Ahouagi também foram outros pontos com alagamento na região Central. Há relatos vias prejudicadas também em Grama, Linhares e Barreira do Triunfo.
O nível do Rio Paraibuna, que subiu rapidamente, chegou a 3,03 metros.
Rio Paraibuna chegou a 2,82 na tarde desta quinta-feira em Juiz de Fora — Foto: Redes Sociais/Reprodução
Vários chamados na Defesa Civil
A Defesa Civil informou que registrou 18 ocorrências em função da chuva na cidade.
Fora 10 atendimentos de escorregamento de talude, uma de trinca em muro de contenção, uma de desabamento de muro de divisa, uma de desabamento de muro de contenção, uma enxurrada, uma ocorrência de rua danificada e uma de ameaça de escorregamento de talude.
Rua Benjamin Guimarães precisou ser fechada pela Defesa Civil de Juiz de Fora — Foto: SMU/Divulgação
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais indicam que foram mais de 31 milímetros no pluviômetro instalado no Centro e nas margens do Rio Paraibuna, próximo ao Bairro Santa Terezinha, regiões mais afetadas.
No Santa Rita, conforme dados do Cemaden, choveu 28,53 milímetros.
Alerta do Inmet
A instabilidade na região é resultado da intensificação de um sistema de Baixa Pressão sobre o litoral fluminense.
Rua Mariano Procópio ficou tomada pela água após temporal em Juiz de Fora — Foto: Redes Sociais/Reprodução
Um alerta emitido pelo Inmet prevê condições atmosféricas favoráveis para chuvas intensas, entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, acompanhadas rajadas de vento ocasionais (superiores a 60 km/h) em todas as regiões de Minas Gerais até, pelo menosn, a sexta-feira (16).
As temperaturas não devem sofrer mudanças significativas, porém a tendência é de ligeiro declínio nas temperaturas máximas.
Comentários do Facebook