Veja curiosidades do confronto entre Atlético e Fluminense

Veja curiosidades do confronto entre Atlético e Fluminense
Atlético e Fluminense possuem histórico de partidas marcantes Foto: Pedro Souza / Atlético
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Equipes já fizeram duelos históricos no futebol brasileiro

O Tempo Sports    Por Pedro Faria

 

Atlético e Fluminense decidem, nesta quarta-feira (25), quem fica com a vaga nas semifinais da Copa Libertadores. A partida acontece na Arena MRV, às 19h. No jogo de ida, vitória da equipe carioca por 1 a 0.

O confronto acontece desde 1939 e há muitas histórias nesse duelo. Desde partidas decisivas em mata-mata ou até uma disputa por título do Campeonato Brasileiro. Veja a lista de momentos históricos do confronto.

Primeiro jogo e goleada

A primeira partida registrada entre as equipes foi em janeiro de 1937, pelo Torneio dos Campeões. O Atlético perdeu por 6 a 1. A equipe mineira até tentou reverter o placar no segundo jogo, vencendo por 4 a 1, mas foi o suficiente.

Nova goleada

Em 1975, o Atlético foi novamente goleado pelo tricolor carioca. Desta vez, na primeira fase do Campeonato Brasileiro daquele ano. Os gols do Flu foram marcados por Zé Maria, Silveira, Manfrini e dois de Paulo César Caju.

Disputa internacional

Em 1992, as equipes se enfrentaram pela primeira vez em uma competição internacional. Na edição da extinta Copa Conmebol, Atlético e Fluminense fizeram dois duelos na fase primeira fase do torneio. No primeiro jogo, disputado no Rio de Janeiro, o Fluminense derrotou o Atlético por 2 a 1. Já na partida de volta, em Belo Horizonte, foi a vez do Atlético dar o troco e aplicar uma goleada de 5 a 0, garantindo a classificação para a próxima fase.

Já em 1993, as equipes se enfrentaram novamente na Copa Conmebol. Na partida de ida, disputada no Mineirão, o Galo venceu por 2 a 0. Já no jogo de volta, o Fluminense venceu pelo mesmo placar, levando o jogo para os pênaltis, onde o Galo conseguiu a vitória.

Copa do Brasil

As duas equipes fizeram dois duelos na Copa do Brasil e ambos terminaram com a classificação do Atlético.

O primeiro foi em 2000, nas quartas de final do torneio. No primeiro jogo, disputado no Rio de Janeiro, houve um empate por 3 a 3. As equipes voltaram a empatar na segunda partida, em Belo Horizonte, por 2 a 2. Como na época havia o critério de desempate pelo gol marcado fora de casa, o Atlético acabou se classificando.

O duelo mais recente foi na Copa do Brasil de 2021. O Atlético, que naquele ano ganhou a competição, venceu os dois jogos. Na partida de ida, no Engenhão, uma vitória por 2 a 1. Já na volta, em Belo Horizonte, o Galo venceu por 1 a 0.

Partida histórica

Em 2012, as duas equipes fizeram a partida mais emblemática do confronto. Disputando o título do Campeonato Brasileiro daquele ano, o tricolor carioca foi até a Arena Independência. A partida valia muito para o Atlético, que precisava se aproximar da liderança. 

O jogo teve ótima atuação do goleiro do Fluminense, Diego Cavalieri, que fez mais de 10 defesas durante a partida.

O atacante Wellington Nem abriu o placar aos 13 minutos da segunda etapa. Logo depois, Jô empatou para o Atlético e, aos 37 minutos, virou o placar. Aos 40, Fred empatou novamente a partida.

O gol da vitória do Atlético aconteceu no final da partida. Aos 48 minutos, Ronaldinho cruzou para Leonardo Silva que sacramentou a vitória do Atlético.