UFMG tem paralisação na quarta (3), e assembleia definirá se professores entram em greve

UFMG tem paralisação na quarta (3), e assembleia definirá se professores entram em greve
Servidores federais de educação iniciam greve na quarta-feira José Cruz (Agência Brasil) | Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Profissionais reivindicam recomposição salarial; assembleia dia 11 de abril pode confirmar greve na UFMG e em outras universidades

Itatiaia   Por 

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai aderir, nesta quarta-feira (3), à paralisação nacional de professores e servidores técnico-administrativos, e diversos cursos devem ficar sem aulas.

Servidores técnico-administrativos de universidades federais estão em greve por recomposição salarial desde o dia 11 de março. Seguindo a classe, profissionais da educação básica e técnica federal iniciam uma paralisação nacional, por tempo indeterminado, nesta quarta-feira (3).

De acordo com o Sinasefe, Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, o movimento tem adesão de 230 unidades de ensino em 18 estados. Os trabalhadores pedem recomposição salarial da inflação dos últimos anos, que varia de 22% a 34%, reestruturação das carreiras e revogação de normas aprovadas pelos governos anteriores.

Universidades públicas

Relatório da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) aponta que, no dia 28/3, técnico-administrativos de mais de 60 universidades brasileiras haviam aderido à greve. As informações são da Agência Brasil.

Por sua vez, os professores das universidades têm indicativo de paralisação marcado para o dia 15 de abril. Além disso, de acordo com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), como resposta ao lento avanço nas negociações salariais, esses profissionais realizam nesta quarta-feira (3) o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação.

UFMG e outras federais

Em relação à Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do APUBHUFMG+, a Universidade declarou adesão a paralisação desta quarta-feira (3).

 

Ver essa foto no Instagram

 

No entanto, ainda não há uma posição definitiva em relação à greve com início no dia 15 de abril. No dia 11 de abril, será realizada uma nova assembleia para definir se a UFMG, em conjunto com outras universidades públicas de BH, Montes Claros e Ouro Branco, farão parte da paralisação nacional.