Transporte de carga de transformador elétrico gigante deixa trânsito lento e requer atenção de motoristas na Fernão Dias

Transporte de carga de transformador elétrico gigante deixa trânsito lento e requer atenção de motoristas na Fernão Dias
Transporte de carga de transformador elétrico gigante deixa trânsito lento e requer atenção de motoristas na Fernão Dias — Foto: Reprodução EPTV
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Carretas estão carregadas com uma carga especial que pesa cerca de 630 toneladas e tem quase 100 metros de comprimento.

Por EPTV 1

 

Uma super carga que está sendo transportada na Rodovia Fernão Dias tem deixado o trânsito lento nos últimos dias no Sul de Minas, o que requer atenção e paciência para quem passa pela rodovia.

Duas carretas estão carregadas com uma carga especial que pesa cerca de 630 toneladas e tem quase 100 metros de comprimento. A carga, que é um transformador elétrico gigante, está a caminho do Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro e a principal via de acesso é a Fernão Dias.

As carretas impressionam. São 98 metros de comprimento, 44 eixos e mais de 300 pneus com cerca de 630 toneladas. Os veículos ocupam toda a pista do sentido São Paulo.

O veículo é uma viga puxada por duas carretas chamadas de cavalos. Depois de Minas, a primeira parada será em Atibaia, no interior de São Paulo.

Para que o veículo como esse possa circular na rodovia. É necessário seguir uma série de protocolos. O principal deles é ter uma AET, que é uma Autorização Especial de Transporte, emitida pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes).

É necessário uma escolta especial credenciada à Polícia Rodoviária Federal, além de estudos e laudos que garantam a segurança de quem divide espaço com esse veículo na estrada.

"O nosso trabalho, ele impacta e a gente sabe que esse impacto algumas pessoas não entendem e tal, mas a gente acima de tudo, a gente faz com muita segurança a gente, a nossa prioridade, que é manter a integridade física das pessoas que usam a rodovia e depois cuidar da integridade física do equipamento, do material. Então, assim a gente sabe, a gente faz todo o estudo, faz todo um planejamento a fim de evitar. Sabemos que é quase impossível que não haja impactos, mas a gente toma todas as providências. Para que evitar o máximo de constrangimento para os demais usuários", explicou o gerente de operações da empresa transportadora, Wanderley Soares.

Transporte de carga de transformador elétrico gigante deixa trânsito lento e requer atenção de motoristas na Fernão Dias — Foto: Reprodução EPTV

Transporte de carga de transformador elétrico gigante deixa trânsito lento e requer atenção de motoristas na Fernão Dias — Foto: Reprodução EPTV

Nesta terça-feira (16), as carretas começaram a rodar às 07h30, partindo de Careaçu. A viagem já dura uma semana e começou na semana passada, partindo de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A previsão é de chegar no interior de São Paulo na quinta-feira (18).

Um processo lento, já que para liberar o trânsito na rodovia são feitas paradas pontuais entre 10 e 20 quilômetros.

"Esse equipamento tem uma característica quando nós iniciamos o trabalho, a gente faz um estudo preliminar. Então a gente já tem mapeado o os locais de possíveis paradas. Então, a gente, de acordo com o trânsito, de acordo com a necessidade, a gente vai usando, A gente fez um estudo anterior e a gente cumpre meio que a risca isso aí, pra evitar que a gente traga muito transtorno na rodovia", disse o gerente de operações da empresa transportadora.

A viagem é acompanhada por duas viaturas da Polícia Rodoviária Federal, um trabalho essencial para garantir a segurança de todos que passam pela Fernão Dias.

"É bom evitar o fluxo de hoje até amanhã, que a velocidade é de 20 a 30 km por hora. Manter a distância de segurança, principalmente. A gente pede uma atenção maior aos veículos pesados, que ele não para. Então, por isso a gente mantém, a gente faz essa cápsula de segurança, dá uma proporção aí de 5 a 10 km e para pra aliviar o fluxo, pra evitar até uma perda de visibilidade entre os veículos que estão proporcionando a escolta com a própria escolta em si. Então a gente pede paciência principalmente, manter distância de segurança, quando vê um veículo da autopista sinalizando e uma viatura, que algo a frente está, digamos assim, errado. Então tem que ter essa atenção total", disse o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Marcus Tulio França.