Com Natal e Black Friday, comerciantes projetam vendas melhores no 2º semestre em Minas

Com Natal e Black Friday, comerciantes projetam vendas melhores no 2º semestre em Minas
Empresários acreditam que as vendas parceladas no cartão de crédito serão as principais Foto: Pixabay / divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Pesquisa da Fecomércio aponta que quase 70% dos comerciantes acreditam que os negócios vão ter bons resultados até o fim do ano

O TEMPO 

 

Para 65% dos comerciantes de Minas Gerais as vendas do 2º semestre de 2024 serão superiores ao que foi registrado entre janeiro e junho, sob impacto do Natal e da Black Friday. O percentual consta em uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG). O setor está em alta, sendo um dos responsáveis pela alta do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2024. 

Conforme o levantamento, 38,3% dos lojistas afirmaram ter observado o mesmo volume de vendas obtidas no primeiro semestre do ano passado, enquanto 26,7% tiveram aumento nos negócios. O estudo ainda mostra que 54,5% dos comerciantes afirmaram que as vendas no primeiro semestre alcançaram as expectativas. 

O entusiasmo com as vendas até o final do ano estpa relacionado às datas comemorativas como o Natal e o Dia das Crianças, segundo a pesquisa da Fecomércio. No caso do Natal, 58,9% dos empresários consideram a data como positiva para o crescimento das vendas. Dias das Crianças e dos Pais, além da Black Friday, também foram citadas como impulsionadoras dos negócios. 

Neste sentido, para quase 40% dos lojistas, a comercialização de produtos nestas datas será melhor que em 2023. Questionados sobre as formas de pagamento que mais devem ser utilizadas pelos consumidores, 39,5% dos empresários acreditam que as compras parceladas no cartão de crédito vão ser as principais. O PIX aparece em segundo lugar, sendo citado por 19,4% dos lojistas entrevistados.