Com Natal e Black Friday, comerciantes projetam vendas melhores no 2º semestre em Minas
Pesquisa da Fecomércio aponta que quase 70% dos comerciantes acreditam que os negócios vão ter bons resultados até o fim do ano
O TEMPO
Para 65% dos comerciantes de Minas Gerais as vendas do 2º semestre de 2024 serão superiores ao que foi registrado entre janeiro e junho, sob impacto do Natal e da Black Friday. O percentual consta em uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG). O setor está em alta, sendo um dos responsáveis pela alta do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2024.
Conforme o levantamento, 38,3% dos lojistas afirmaram ter observado o mesmo volume de vendas obtidas no primeiro semestre do ano passado, enquanto 26,7% tiveram aumento nos negócios. O estudo ainda mostra que 54,5% dos comerciantes afirmaram que as vendas no primeiro semestre alcançaram as expectativas.
O entusiasmo com as vendas até o final do ano estpa relacionado às datas comemorativas como o Natal e o Dia das Crianças, segundo a pesquisa da Fecomércio. No caso do Natal, 58,9% dos empresários consideram a data como positiva para o crescimento das vendas. Dias das Crianças e dos Pais, além da Black Friday, também foram citadas como impulsionadoras dos negócios.
Neste sentido, para quase 40% dos lojistas, a comercialização de produtos nestas datas será melhor que em 2023. Questionados sobre as formas de pagamento que mais devem ser utilizadas pelos consumidores, 39,5% dos empresários acreditam que as compras parceladas no cartão de crédito vão ser as principais. O PIX aparece em segundo lugar, sendo citado por 19,4% dos lojistas entrevistados.
Comentários do Facebook