Temporal avassalador na Argentina avança para regiões do Brasil; veja quais

Temporal avassalador na Argentina avança para regiões do Brasil; veja quais
Destruição em Buenos Aires após temporal — Foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

País vizinho foi atingido por fortes chuvas com intensas rajadas de vento que chegaram a arrastar um avião

Por O Tempo 

O temporal que afetou diversos pontos da província de Buenos Aires, na Argentina está avançando para algumas regiões do Brasil. Nesta segunda (18), a parte mais ao sul do Rio Grande do Sul tem um aviso de tempestade e perigo válido até 12h desta segunda-feira (18). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de ventos intensos, de 60 a 100 km/h, e chance de queda de granizo. A frente fria que deve afetar o estado gaúcho passou pela Argentina e ainda pelo Uruguai, causando temporais pelo caminho. 

Na madrugada de domingo (17), a Argentina foi atingida por um forte temporal com intensas rajadas de vento que chegaram a ultrapassar os 100 km/h. Um avião pousado chegou a ser arrastado e houve pessoas feridas e mortas pelo país. Segundo o MetSul, o país vizinho experimentava altas temperaturas e a presença do chamado vento Zonda, quente e seco, e o qual pode ter fortes rajadas.

A possibilidade de tempestade no Rio Grande do Sul é derivada do calor e da umidade somados a uma frente fria. Nos últimos meses, o estado foi atingido por intensas chuvas que causaram mortes, destruição e deixaram milhares de desabrigados. Enquanto isso, as áreas mais ao norte e nordeste do estado, além do resto do Sul do país, passaram o domingo sob aviso de tempestade, com perigo potencial. O Inmet apontava possibilidade de ventos de 40 a 60 km/h.

Apesar da onda de calor castigante, o clima deve começar a mudar em outras partes do Brasil nesta semana. O Inmet prevê risco de chuvas volumosas em praticamente toda a região Nordeste até a próxima sexta (22). As pancadas devem chegar na terça-feira (19) ao sul da Bahia, avançando depois para o interior. (Com Folhapress)