Surto de sarna em alunos faz cidade mineira suspender aulas em todas as escolas

Surto de sarna em alunos faz cidade mineira suspender aulas em todas as escolas
Aulas estão suspensas pelos próximos dias Foto: iStockphoto/Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Decisão seguiu orientação, segundo a prefeitura, da Vigilância Sanitária

O Tempo   Por Vitor Fórneas

 

As aulas na rede de ensino de Poço Fundo, no Sul de Minas Gerais, foram suspensas devido ao surto de sarna em alunos — veja mais sobre a doença abaixo. A decisão foi publicada em decreto publicado pela prefeitura nessa terça-feira (9 de julho).

Conforme consta no documento, a suspensão das aulas segue orientação da Vigilância Sanitária, que “recomendou ações emergenciais de controle e prevenção”. “Em resposta ao surto de escabiose identificado na Escola Municipal Dr. Lélio de Almeida, a prefeitura decreta a suspensão das aulas em todas as escolas do município por um período de três dias”, diz trecho do decreto.

Apesar de o surto ter sido constatado em apenas uma escola, a decisão de manter os alunos em casa se justifica, segundo o Executivo municipal, “dada a natureza contagiosa” da doença. “A escabiose, também conhecida como sarna, é de alta contagiosidade, transmitida pelo contato direto prolongado com pessoas infectadas, roupas ou objetos contaminados”.

Outro fator determinante para a suspensão das aulas é que os alunos da rede municipal utilizam o transporte escolar unificado, o que facilita o contato entre alunos de diferentes escolas. “A prefeitura decidiu pela suspensão temporária das atividades escolares. Durante esse período, será realizada uma extensa higienização, desinfecção e dedetização dos prédios escolares e dos veículos de transporte público utilizados pelos alunos”, destaca.

A Prefeitura de Poço Fundo, por fim, pediu a compreensão dos cidadãos e reafirmou o compromisso com a saúde pública. O número de casos registrados não foi divulgado pelo Executivo municipal. 

O que é sarna?

A escabiose é uma doença altamente contagiosa e transmitida por meio do contato direto prolongado com a pessoa infectada, roupas ou objetos contaminados. Vale ressaltar que animais como gato e cachorro não transmitem a sarna humana.

A fecundação do ácaro que provoca a lesão ocorre na superfície da pele. Logo após o macho morrer, a fêmea penetra na pele humana, cavando um túnel, por um período aproximado de 30 dias. Depois, ela deposita ovos, e, quando estes eclodem, liberam larvas que retornam à superfície da pele para completar o ciclo evolutivo, em um processo de maturação de 21 dias.

Quais os sintomas da sarna?

Os principais sintomas da sarna são:

  • Coceira intensa na pele, que piora à noite;
  • Lesões de pele, conhecidas como pápulas, que surgem principalmente entre os dedos das mãos, nas axilas, ao redor da cintura, nos pulsos, cotovelos, solas do pé, nádegas e joelhos;
  • Feridas causadas pela coceira.

Sarna tem cura?

A doença tem cura. Normalmente, após o início do tratamento adequado, o paciente fica livre dos ácaros em cerca de 10 dias. O tratamento da escabiose é feito normalmente por meio de medicações tópica ou de acordo com indicação médica.