Segunda edição da Superinter tem início em Juiz de Fora
Programação de palestras e conversas para estimular novos negócios continua nesta quinta-feira
Por Leticya Bernadete Tribuna de Minas
A segunda edição da Convenção e Feira de Supermercados do Interior (Superinter) da Zona da Mata teve início nesta quarta-feira (17) no Expominas, em Juiz de Fora. Com palestras e formações voltadas para o aperfeiçoamento do setor e exposições de fornecedores, o evento busca propiciar novas oportunidades de negócio e estimular o relacionamento empresarial. A programação continua nesta quinta-feira (18). Entre os palestrantes, está o ginasta olímpico Diego Hypólito, que falará sobre motivação e superação como disciplina para o sucesso.
Para o presidente executivo da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Antônio Claret Nametala, a expectativa é que as palestras, as conversas e os debates promovidos durante o evento possam proporcionar uma troca de experiência rica entre os fornecedores e participantes.
“A Superinter é um evento que tem como propósito aproximar supermercadistas, fornecedores e profissionais do setor para debater o momento, para discutir as dificuldades e as oportunidades que o mercado apresenta”, explica.
O evento acontece pela segunda vez em Juiz de Fora e, conforme o presidente da Amis, para esta edição, a ideia foi trazer um evento ainda maior, considerando o potencial da Zona da Mata entre o setor supermercadista. “Dentre as 30 maiores empresas do Brasil, seis são mineiras e uma delas está sediada aqui, então, realmente é uma região extremamente forte economicamente e também muito expressiva no nosso setor. Por isso, Juiz de Fora se tornou uma cidade polo para nosso evento.”
A programação da Superinter inclui a exposição de marcas em feira com fornecedores locais, regionais e nacionais. Pela segunda vez, a empresa Trigo Arte, que fabrica produtos de panificação congelados, está participando do evento em Juiz de Fora. Conforme seu diretor, Anderson Kury, a Trigo Arte já é parceira há 14 anos da Amis e, para ele, eventos como o Superinter surgem como oportunidade para manter um contato direto com os clientes e para realizar novos lançamentos.
“É uma forma de fazermos com que nossos clientes e futuros clientes conheçam um pouco mais da empresa, mas também de escutarmos ainda mais as dores e os problemas que eles vivem para que possamos encontrar soluções na área de panificação”, explica. “A feira é uma oportunidade para resgatarmos alguns produtos, que, às vezes, a região não está comercializando ou apresentar os mesmos produtos sob outras formas.”
Oportunidade para pequenos negócios
Além da feira, o Superinter conta com um espaço para o Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios (CMON), parceria da Amis, do Sebrae-MG e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE).. A iniciativa trouxe 20 expositores de Juiz de Fora e outras cidades das proximidades para apresentarem seus produtos e buscarem fechar novos negócios a fim de se inserir nas redes supermercadistas.
“A ideia do Circuito Mineiro de Oportunidade de Negócios é fazer um encadeamento produtivo do pequeno produtor, seja ele agro ou indústria, com os supermercadistas”, explica Marco Gaspar, superintendente de Micro e Pequenas Empresas da SEDE.
Em 2023, o CMON intermediou mais de 2.500 reuniões em Minas entre pequenos negócios e redes varejistas, conforme a diretora de Promoção aos Pequenos Negócios e Empreendedorismo da SEDE, Eneila Loiola. “Aqui no nosso espaço do Circuito Mineiro, juntamente com o Sebrae, estamos realizando uma rodada de negócios dentro do estande também. Então, todos estão convidados a vir para trocar cartão com supermercados e abrir novos negócios.”
Contato direto
A Noopote Brasil, de Juiz de Fora, está participando pela segunda vez da exposição do CMON. De acordo com Cintia Becker, representante da empresa, a participação no ano passado trouxe oportunidades e, principalmente, serviu como aprendizado para adaptar seus produtos e torná-los aptos para os supermercados. A Noopote produz doces e risotos, cujos ingredientes vêm secos em um pote, possibilitando que as pessoas realizem o preparo em casa apenas com acréscimo de água e vinho.
“Nós conhecemos os fornecedores e começamos a entendê-los melhor para conseguir adaptar o nosso produto. No ano passado, vimos o que precisávamos modificar para poder conseguir vender.”
Desta forma, a expectativa para conseguir novos negócios neste ano é ainda maior. “Temos uma relação direta com o comprador, o que é muito difícil ter por nossa conta, então a rodada nos ajuda muito nesse sentido”, diz.
Vinda da cidade de Perdões, no Sul de Minas, a Sabor das Vertentes trouxe diversos tipos de doce de leite para apresentar na CMON. Conforme o representante Walyson Francisco Oliveira, a empresa já participou de outros eventos da Amis em municípios como Divinópolis e Pouso Alegre, onde conseguiu fechar negócios e aumentar as vendas. A perspectiva para o evento em Juiz de Fora também é positiva, considerando que a exposição permite “encurtar” o caminho até os supermercadistas.
“Temos como aumentar a produção com o contato direto com o comprador. Já tivemos um comprador de Belo Horizonte, entre vários outros aqui, e já tivemos também uma conversa muito boa que terá um pós-atendimento depois. Acho que vai ser bem produtivo”, avalia.
Palestras
A programação do Superinter continua nesta quinta-feira (18). Além da feira e das exposições do CMON, o evento também promoverá atrações no auditório, com palestras técnicas, motivacionais e talk show. Entre os palestrantes deste ano está o ginasta olímpico Diego Hypólito, que falará sobre motivação e superação a partir das 15h10. Também estarão presentes na grade de palestrantes empresários e especialistas do setor, para trocar experiências e compartilhar conteúdo de relevância para profissionais da área.
Comentários do Facebook