Rússia anuncia que Assad ‘renunciou’ e que saiu da Síria

Rússia anuncia que Assad ‘renunciou’ e que saiu da Síria
assad-siria-queda Curdos sírios comemoram ao lado da estátua destruída do falecido presidente Hafez al-Assad, pai do presidente sírio Bashar al-Assad, enquanto celebram a queda da capital Damasco para combatentes antigovernamentais, na cidade de Qamishli em 8 de dezembro de 2024

Rebeldes tomaram conta da capital, Damasco, neste domingo

A Rússia afirmou neste domingo (8) que o presidente sírio Bashar al-Assad renunciou ao cargo e saiu do país, mas sem revelar seu destino.

“Como resultado das conversações entre (Bashar al) Assad e uma série de participantes do conflito no território da República Árabe Síria, ele tomou a decisão de renunciar ao cargo de presidente e deixar o país, dando instruções para que aconteça uma transferência pacífica de poder”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores. “A Rússia não participou das conversações”, acrescenta a nota.

Na televisão pública, os rebeldes anunciaram a queda do “tirano” Bashar al-Assad e a “libertação” de Damasco.

Também afirmaram que libertaram todos os prisioneiros “detidos injustamente” e pediram a proteção das propriedades do Estado sírio “livre”.

“Assad saiu da Síria pelo Aeroporto Internacional de Damasco antes que os membros das Forças Armadas e de segurança abandonassem o local”, disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio para Direitos Humanos (OSDH), uma ONG com sede no Reino Unido que tem uma ampla rede de fontes dentro da Síria.