‘Riscos solucionados’, diz diretor da ANTT sobre novo projeto da BR 381

‘Riscos solucionados’, diz diretor da ANTT sobre novo projeto da BR 381
“Riscos solucionados”, diz diretor da ANTT sobre novo projeto da BR 381
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Concessionária vencedora do leilão terá que prestar, de imediato, serviços de guincho, médico e operacionais no trecho que será duplicado pelo governo federal

Itatiaia    Por  

 

Após ter aprovado as mudanças no edital de concessão da BR 381, a direção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está otimista em relação ao início das obras na rodovia. “Nós temos um otimismo, não apenas por querer que dê certo o projeto. É um projeto que tem uma convergência, uma sinergia, de todos os órgãos públicos da administração não só federal, como estadual e municipal”, disse o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, esta é a meta do Ministério dos Transportes. Segundo ele, os “problemas e riscos contratuais, regulatórios e de engenharia estão sendo solucionados”.

A agência aprovou a retirada dos lotes 8A e 8B (entre Belo Horizonte e Caeté) do projeto de concessão e eles ficarão sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A expectativa da ANTT é que as obras comecem ainda neste ano. O prazo final para a entrega é oito anos, depois disso o trecho será incorporada à área concecionada. Além da duplicação, a construção posterior de uma terceira faixa não está descartada. Já o leilão para a concessão do restante da rodovia, até Governador Valadares, deve ocorrer entre setembro e outubro.

Assim que a rodovia for concedida, a empresa responsável terá que prestar serviços de guincho, médico e serviços operacionais no trecho onde o governo federal executará obras, que abrange às cidades de Belo Horizonte, Sabará, Santa Luzia e Caeté. A sugestão foi feita pelo próprio diretor da ANTT.

Riscos
Os lotes foram retirados do projeto de concessão por causa dos riscos geológicos do terreno e da quantidade de desapropriações. Os dois fatores estavam aumentando o custo e diminuindo os lucros para iniciativa privada, por esse motivo os últimos leilões ficarqa desertos, não tiveram interessados.

Desapropriações
De BH à Caeté são cerca de 2 mil desapropriações, principalmente na saída da capital. O governo federal anunciou R$ 1 bilhão para a retiradas e reassentamento das famílias. A princípio, não haverá cobrança de contrapartida das prefeituras.

Após a aprovação da ANTT, o projeto será enviado para o Tribunal de Contas da União (TCU), que terá 45 dias para avaliação. O relator será o conselheiro Antônio Anastasia. Segundo Sampaio, a expectativa é que em abril, a proposta esteja aprovada.