PCMG inicia investigação sobre o que teria causado a queda do avião da PF em BH

PCMG inicia investigação sobre o que teria causado a queda do avião da PF em BH
A aeronave de prefixo PR-AAB, da PF, caiu na tarde desta quarta-feira (6) — Foto: GLOBO / REPRODUÇÃO
PCMG inicia investigação sobre o que teria causado a queda do avião da PF em BH
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Uma terceira vítima foi socorrida para o hospital

O Tempo    Por Raíssa Oliveira e José Vitor Camilo 

 

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) já iniciou os trabalhos de perícia oficial que vão conduzir os primeiros levantamentos sobre o motivo que teria causado a queda do avião da Polícia Federal, um Cessna Aircraft 208B, no aeroporto da Pampulha nesta quarta-feira (6 de março). A aeronave perdeu altitude e caiu pouco após a decolagem. Os dois pilotos, agentes da PF, José de Moraes Neto e Guilherme de Almeida Irber morreram no local. Já o mecânico, Walter Luiz Martins, foi socorrido com vida ao Hospital João XXIII. 

O rabecão da Polícia Civil já encaminhou os corpos dos policiais federais ao Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette para os exames necessários. Segundo informações do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (Sinpef-MG), até o momento a única informação que temos é que eles seriam de Brasília.

Avião estava testando rota

Nos últimos dois dias, registros da aeronave indicam que ela teria feito dois voos curtos, na terça-feira (5) e na segunda-feira (4). Eles tiveram duração de cerca de 30 minutos, o que levanta a suspeita de que ele poderia estar passando por manutenção.

Vídeo

Uma câmera de segurança instalada no aeroporto capturou o momento exato do acidente, sendo possível ver quando o avião perde altitude e o piloto tenta retornar, caindo nas proximidades da barragem da Pampulha.

Assista ao vídeo da queda do avião na Pampulha:

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta das 14h15  para socorro às vítimas, Conforme os militares, a terceira vítima foi socorrida pela aeronave da corporação para o hospital João XXIII. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

Aeroporto da Pampulha continua funcionando

Procurada pela reportagem de O TEMPO, a assessoria de imprensa do Aeroporto da Pampulha informou que, como o acidente aconteceu fora da pista, a pista de pousos e decolagens continua funcionando normalmente,

"O Aeroporto da Pampulha informa que os bombeiros do aeroporto estão empenhados no cumprimento dos protocolos de segurança e atendimento após ocorrência com aeronave modelo Cessna 208B na tarde desta quarta-feira (6)", disse, por nota, o terminal.

Veja nota da PCMG 

"Em relação à queda de uma aeronave, na tarde desta quarta-feira (6/3), no aeroporto da Pampulha, em BH, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foi acionada para deslocar a perícia oficial, a fim de serem realizados os primeiros levantamentos, e o rabecão para a remoção, a princípio, de dois corpos ainda não identificados, que serão encaminhados ao Instituto Médico-Legal dr André Roquette para os exames necessários.

Uma terceira vítima foi socorrida para o devido atendimento médico e a ocorrência encontra-se em andamento com o Corpo de Bombeiros Militar. Demais informações poderão ser repassadas com o avanços dos trabalhos.

Sobre a propriedade da aeronave a fonte para as informações é a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)."