Após uma semana de greve dos servidores técnico-administrativos, UFJF, UFV e UFSJ declaram apoio ao movimento

Após uma semana de greve dos servidores técnico-administrativos, UFJF, UFV e UFSJ declaram apoio ao movimento
Campus da UFJF em Juiz de Fora, foto de arquivo — Foto: Clara Downey/UFJF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Classe cobra reestruturação do plano de carreira, que vem sendo discutida desde 2023. Paralisação ocorre desde a última segunda-feira (11).

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

 

As universidades federais de Juiz de ForaViçosa e São João del Rei declararam apoio à greve dos servidores técnico-administrativos, iniciada na última semana. A classe cobra reestruturação do plano de carreira, que vem sendo discutida desde 2023, quando o Governo Federal abriu a mesa de negociações.

Em nota emitida na última sexta-feira (16), a UFV reforçou que a reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) contribui para o fortalecimento da educação pública brasileira, portanto, dá "total apoio à reestruturação e incentiva a colaboração construtiva e transparente de todas as partes envolvidas".

O mesmo posicionamento foi adotado pela UFSJ, que disse na segunda-feira (18) que a greve é "uma luta legítima em busca da recomposição salarial e reestruturação da carreira, pontos fulcrais que nos remetem a uma estrutura mais ampla que é, na verdade, a luta pelo ensino público, gratuito e de qualidade, fundamental para a construção de um país e uma nação melhores, com mais justiça social e igualdade de oportunidades para todos".

UFJF também declarou apoio ao movimento nesta terça-feira (19), após reunião do Conselho Superior.

"Tendo em vista o exposto, a pedido do Sintufejuf, com ratificação em Assembleia de Greve dos TAEs, a UFJF, através de seu Conselho Superior, reunido extraordinariamente no dia 18 de março de 2024, vem prestar seu apoio à greve nacional dos TAEs, com adesão dos trabalhadores da UFJF em Juiz de Fora e Governador Valadares", disse em nota.

MAIS SOBRE O ASSUNTO: