Motorista de ônibus que deixou 12 feridos no Barreiro recusou a fazer bafômetro

Motorista de ônibus que deixou 12 feridos no Barreiro recusou a fazer bafômetro
Ônibus bateu em muro após perder o freio na rua Canto das Palmeiras, no bairro Bonsucesso — Foto: VIDEOPRESS PRODUTORA

Informação foi confirmada a O TEMPO por um policial militar; o condutor do veículo acidentado fugiu do local e foi achado em casa pela PM

O Tempo    Por José Vítor Camilo 

 

Localizado em casa após o ônibus que dirigia bater em uma casa e deixar 12 pessoas feridas no Barreiro, em Belo Horizonte, o motorista do coletivo da linha 318, que faz o trajeto Estação Barreiro/Jardim Liberdade via Milionários, se recusou a fazer o teste do bafômetro. O acidente aconteceu no bairro Bonsucesso na manhã desta quarta-feira (21 de fevereiro) e, entre os feridos, estão duas crianças e um bebê.

De acordo com um policial militar ouvido por O TEMPO, que preferiu não ser identificado, o motorista foi localizado em sua residência e disse ter fugido do local após os passageiros o ameaçarem várias vezes, tendo, inclusive, deixado seus pertences dentro do ônibus.

"Ele alegou que ninguém paga passagem no bairro, que entram pela porta de trás. Por isso não tinha ninguém na parte da frente do ônibus na hora do acidente. Ele disse que o ônibus perdeu o freio e que, para evitar um mal maior, jogou o veículo contra o muro da residência", detalhou o militar.

Depois de se recusar a fazer o teste do bafômetro, o motorista foi conduzido para o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

Duas crianças de 4 e 9 anos e um bebê, de apenas 6 meses, estão entre os feridos no acidente. Segundo o Samu, dez vítimas foram encaminhadas para hospitais de Belo Horizonte. Outras duas pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas e receberam alta no local. Entre as vítimas estão sete mulheres, com idades entre 23 e 54 anos, dois homens, de 28 e 37, além das três crianças. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.

A Polícia Militar foi chamada para o acidente, registrado às 6h30. Equipes da Defesa Civil também foram acionada para o local após uma viga do muro da residência ser danificada com o impacto da batida. Nenhum morador da residência afetada se feriu.

O que diz o Setra-BH?

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) lamentou profundamente o acidente com vítimas na manhã desta terça-feira (21), no Barreiro. Os passageiros foram atendidos de forma rápida pelo Samu e Corpo de Bombeiros. "Segundo apuração preliminar, cinco pessoas ficaram feridas e seis com escoriações leves, inclusive já foram liberadas", informou

A empresa garantiu que acompanha toda a ocorrência e irá prestar toda assistência necessária. Além disso, a empregadora afirmou que motorista será chamado pelo RH da empresa para receber acompanhamento médico psicológico. 

Em relação ao veículo, o sindicato informa que o ônibus estava com sua documentação, vistoria e manutenções em dia. "No momento do acidente chovia bastante no trecho que é uma descida muito íngreme, o que pode ter ocasionado a derrapagem do veículo", disse. 

Conforme o Setra, o veículo será periciado por técnicos da Polícia Civil para esclarecer as causas do acidente.