Milito, do Atlético, e Zubeldía, do São Paulo, já jogaram juntos pela Argentina

Milito, do Atlético, e Zubeldía, do São Paulo, já jogaram juntos pela Argentina
Treinadores de Atlético e São Paulo, Milito e Zubeldía já foram companheiros de seleção argentina Foto: Montagem: Flickr Atlético/Divulgação - Instagram @saopaulofc/Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Adversários na luta por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil nesta quinta (12), Milito, técnico do Atlético, e Zubeldía, comandante do São Paulo, já atuaram juntos pela seleção hermana

O Tempo Sports    Por Frederico Teixeira

 

Comandantes de Atlético e São Paulo, que decidem nesta quinta-feira (12 de setembro), na Arena MRV, uma vaga à semifinal da Copa do Brasil, Gabriel Milito e Luiz Zubeldía estarão em lados opostos esta noite, mas já atuaram juntos na época em que eram jogadores. E pela seleção argentina.

Contemporâneos, Milito e Zubeldía fizeram parte de uma mesma geração do futebol hermano. A diferença de idade entre eles é de menos de quatro meses: o hoje comandante do Galo nasceu em 7 de setembro de 1980 enquanto o técnico do Tricolor paulista é de 13 de janeiro de 1981.

Enquanto Milito jogava como zagueiro, Zubeldía atuava como meia armador. E os dois começaram logo cedo a receberem oportunidades nas seleções de base da Argentina. 

A parceria da dupla teve seu primeiro ponto alto na disputa do Mundial Sub-17 de 1997, sob o comando do técnico José Pékerman. Milito era o capitão do time. Zubeldía começou os primeiros jogos no banco, mas acabou ganhando a vaga de titular.

 Entretanto, a Argentina acabou eliminada pelo Brasil nas quartas de final da competição, após derrota de 2 a 0. Naquela ocasião, a seleção brasileira tinha Fábio no gol e Ronaldinho Gaúcho. Mas quem se destacou na vitória sobre a Argentina foi o atacante Fábio Pinto, autor dos dois gols. O Brasil se sagraria campeão depois, vencendo Gana por 2 a 1 na decisão. 

Após a decepção, Milito e Zubeldía seguiram atuando juntos na base da Argentina. Dois anos depois, disputaram o Mundial Sub-20 de 1999. Mas a participação foi ainda pior.

Os hermanos fizeram campanha ruim na primeira fase, se classificando apenas com um dos melhores terceiros colocados. Depois, acabaram eliminados pelo México nas oitavas, sendo goleados por 4 a 1.

Depois, já como profissionais, Milito e Zubeldía também se enfrentaram no futebol argentino. Milito defendia o Independiente e Zubeldía o Lanús. No duelo direto entre eles, em agosto de 2000, o Lanús levou a melhor, vencendo por 2 a 0, com um dos gols sendo marcados por Zubeldía. 

Mas uma possível 'rivalidade' nem pode ser levada adiante. Devido a uma grave lesão no joelho esquerda, Zubeldía se aposentou dos gramados em 2004, quando ainda tinha apenas 23 anos. Mas não se afastou do futebol.

Antes de completar 27 anos, assumiu o comando do Lanús, se tornando o técnico mais jovem da história da elite Argentina.

Anos depois, já como treinadores, Milito, pelo Estudiantes, e Zubeldía, pelo Lanús, também se enfrentaram. Em 2020, as equipes ficaram no empate. Em 2021, o Lanús venceu por 1 a 0.