Licitação Maracanã: comissão habilita dupla Fla-Flu, Vasco e Arena 360

Licitação Maracanã: comissão habilita dupla Fla-Flu, Vasco e Arena 360
Estádio do Maracanã — Foto: J.P. Engelbrecht | Riotur
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Os três concorrentes tentam a concessão do estádio pelos próximos 20 anos

Fonte: O Tempo    Por agências 

A Comissão Especial de Licitação do Governo do Estado do Rio de Janeiro habilitou os três concorrentes na disputa pelo Maracanã. São eles a dupla Flamengo e Fluminense, o Vasco e a Arena 360.

Os concorrentes tentam a concessão do estádio por 20 anos. Eles entregaram a documentação para habilitação no dia 7 de dezembro. A previsão é de anúncio em meados de 2024. O Governo vai abrir o prazo de cinco dias para possíveis impugnações entre os licitantes.

O governo estima R$ 186 milhões em investimentos até o fim da concessão feitos pelo vencedor. Próximo passo é a entrega da proposta técnica. O vencedor será aquele que conjugar a melhor proposta financeira com os melhores requisitos técnicos. A parte técnica tem peso maior.

OS CONCORRENTES

- Consórcio Fla-Flu (Flamengo e Fluminense);

- Consórcio Maracanã para Todos (Vasco, Legends e WTorre);

- Consórcio RNGD (Arena 360).

O QUE ENVOLVE O PROJETO

De acordo com o edital, estão previstas para o Maracanã obras de recuperação dos sistemas de água, escadas rolantes, elevadores, ar condicionado e exaustão, modernização e adequação dos sistemas eletrônicos e revitalização do Museu do Futebol.

Já para o Maracanãzinho serão realizados reparos da cobertura do ginásio, novo sistema audiovisual e acústico, requalificação das áreas de hospitalidade, iluminação e acessibilidade.

Enquanto a licitação não termina, o estádio continua sendo gerido por Flamengo e Fluminense, graças a uma permissão de uso assinada com o governo. Isso também foi registrado pelo Diário Oficial nesta terça-feira (19).

FAVORITISMO DOS CLUBES

Nas regras dos edital, o governo prioriza o uso para futebol do estádio. Portanto, o número mínimo de partidas por ano que cada postulante oferece é um fator de peso no critério técnico para escolha do vencedor. Esse cenário coloca Flamengo e Fluminense como favoritos.

A pontuação máxima no critério técnico será para quem oferecer pelo menos 70 jogos por ano. Em 2023, o Maracanã bateu 73, contando seleção brasileira e dois jogos do Vasco no Brasileiro.

O critério técnico tem peso de 60% nos pontos da concorrência. O quesito financeiro, 40%. (Folhapress)