Juiz de Fora terá esquema diferenciado de ônibus para o Pism; confira
Linhas especiais começam a circular às 10h; quase 20 mil alunos farão as prova na cidade
Fonte Tribuna de Minas
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou que o atendimento do transporte coletivo aos candidatos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi ampliado devido ao aumento do número de candidatos que realizaram o exame. Neste sábado (9) e domingo, quase 20 mil alunos farão as provas na cidade.
A principal mudança no transporte coletivo urbano, segundo a PJF, é o trajeto da linha especial Universidade (180) que parte do Centro para acessar o campus pelo lado sul (Bairro Dom Orione). O veículo sairá da Avenida Getúlio Vargas 251 e acessará a Itamar Franco, passando, em seguida, pela avenidas Paulo Japiassú Coelho, Deusdedith Salgado, Mello Reis, Eugênio do Nascimento, até a UFJF.
O objetivo da mudança, destaca a Prefeitura, é que os coletivos não fiquem retidos em um dos trechos mais críticos, pro exemplo na Itamar Franco, entre o trevo do Cascatinha e o Pórtico Sul. No domingo, os candidatos utilizam os coletivos gratuitamente, não havendo cobrança de tarifa. A linha especial 180 (Universidade) começa a sair às 10h do ponto da Avenida Getúlio Vargas, sem horários fixos. Os ônibus vão circular intermitentemente até 11h20, último horário possível para atender os estudantes em tempo hábil. Vale lembrar que o fechamento dos portões ocorre às 13h e que a UFJF orienta os candidatos para que se programem para chegar até uma hora antes.
Acesso às faculdades
Para a linha 570, as saídas do mesmo ponto no Centro, na Avenida Getúlio Vargas, em direção às faculdades de Medicina e Fisioterapia da UFJF e a Faculdade Doctum, na Avenida Eugênio do Nascimento serão a partir das 10h30, com o último horário garantido às 11h05. O itinerário será o mesmo da linha 180, contudo, não acessa o campus sede da UFJF.
A linha 555 (Universidade) que acessa a instituição pelo Pórtico Norte, em São Pedro, terá ponto inicial também na Avenida Getúlio Vargas 251. Porém, vai ter o seguinte trajeto diferenciado: avenidas Itamar Franco e Rio Branco, Rua Silva Jardim, Avenida Francisco Bernardino, Rua Barão de Cataguases, Avenida dos Andradas, Rua José Carlos Moraes Sarmento, Estrada Gentil Forn, Rua José Lourenço Kelmer, faculdades de Letras, Engenharia, Odontologia, Farmácia, Economia e ICH, Faculdade de Direito e Proinfra.
Os candidatos que partem dos locais atendidos por linhas que seguem para o campus universitário e para Avenida Eugênio do Nascimento terão à disposição os seguintes horários: 170 (Zona Nordeste/UFJF) saída de Filgueiras às 10h; 190 (Zona Sul/UFJF), sai do Bairro Sagrado Coração às 10h10; 655 (IF Sudeste/UFJF) parte do Esplanada às 10h30; e 755 (Zona Norte/UFJF), com saída do Bairro Santa Lúcia às 10h. Exceto as linhas 170 e 755, que primeiramente atendem ao campus, todas as outras passam primeiro na Faculdade Doctum e nas faculdades de Medicina e Fisioterapia, no Dom Orione.
Atendimento ao anel viário
Além disso, outras seis linhas que atendem somente ao anel viário da UFJF, sem ir até as faculdades e institutos, com partidas do Centro e entrada pelo Pórtico Sul, são também opções para os candidatos, que devem conferir o horário e o itinerário no link Infotrans, no Portal da PJF. São elas: 532 (São Pedro), 534 (Santos Dumont), 544 (Recanto dos Brugger), 547 (Nossa Senhora de Fátima), 548 (Adolpho Vireque) e 549 (Nova Germânia). Não vão circular nos dias de Pism as linhas 525, 535 e 545.
A partir de 15h30, os ônibus começam a retornar da UFJF, da Faculdade Doctum e das faculdades de Medicina e Fisioterapia em direção ao Centro e às zonas Norte, Sul, Nordeste e para o IF Sudeste.
Comentários do Facebook