Juiz de Fora registra mais que o dobro do volume de chuva previsto para fevereiro

Juiz de Fora registra mais que o dobro do volume de chuva previsto para fevereiro
Foto ilustrativa
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Maior acumulado foi registrado no dia 15 de fevereiro, quando 65 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil

Por Tribuna de Minas 

Em fevereiro, Juiz de Fora registrou 359,3 milímetros de chuvas, segundo dados registrados pelo pluviômetro instalado no Bairro Marumbi, na região Leste da cidade. Esse volume representa cerca de 111% a mais que o esperado para o mês (170,3 mm). As informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), repassadas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), também revelam que o bairro foi o mais atingido, destacando-se como o local com o maior volume de chuva na cidade.

O maior acumulado ocorreu em 15 de fevereiro, quando 89,66 mm de chuva foram registrados em um período de 24 horas. Em apenas uma hora, foram 28,8mm, representando 17% do total esperado para o mês. Como consequência, durante os dias 15 e 16 de fevereiro, foram registradas 65 ocorrências relacionadas às chuvas pela Defesa Civil. 

De acordo com a Prefeitura, o serviço de alerta por SMS da Defesa Civil registrou quase 50 mil cadastros em fevereiro, representando um aumento de 33% em relação ao mês anterior. Para receber os avisos, os juiz-foranos podem enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199. Esse serviço gratuito tem como objetivo alertar a população sobre possíveis riscos climáticos, fornecendo informações essenciais para a segurança dos moradores. Os alertas e recomendações também podem ser acompanhados pelo Instagram @defesaciviljf.

Sala de Situação Integrada

Em resposta a essas condições meteorológicas, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) destacou que implementou a Sala de Situação Integrada, reunindo equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O objetivo foi proporcionar uma resposta mais ágil às ocorrências decorrentes das chuvas.

Ao longo do mês, a Defesa Civil conduziu 235 vistorias, sendo mais de 65% delas em resposta a ocorrências. Ainda conforme informações da PJF, cerca de 40% das vistorias tiveram caráter preventivo.