Igreja Católica celebra festividade de Nossa Senhora dos Impossíveis em Juiz de Fora
Devotos participam de novena até o próximo sábado (18), dia da festa deste título mariano.
Itatiaia Por Mayara Fernandes , Roberta Oliveira
A Igreja Católica celebra neste sábado (18), a festa de Nossa Senhora dos Impossíveis, que representa a capacidade de Deus em realizar coisas impossíveis.
Em Juiz de Fora, a Paróquia Santíssima Trindade, no Bairro Poço Rico, realiza a novena com missas em dois horários: ás 15h e 19h. Além disso, todos os dias, às 10h, a oração do Terço de Nossa Senhora dos Impossíveis será transmitido ao vivo, no canal do Padre Pierre no Youtube.
No dia dedicado à Nossa Senhora dos Impossíveis, as celebrações serão nos horários de 7h, 10h, 12h, 15h e 19h.
A festividade se tornou uma tradição no município por causa da devoção propagada pelo Pároco, Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, que realiza, todo ano, a Missa do Impossível, um patrimônio cultural de Juiz de Fora.
Missa do Impossível
A Missa do Impossível surgiu de uma iniciativa do Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, para mostrar que nenhuma graça é impossível para Deus. Em 2024, a Missa completou dez anos.
As primeiras celebrações foram realizadas na Capela da Congregação Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, na Rua São João, no Centro. Depois, passou pela Paróquia São José, no Bairro Costa Carvalho. Em 2022, a celebração foi transferida para a Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Bonfim. Atualmente é realizada no Espaço do Impossível no Bairro Poço Rico.
Em maio de 2022, a lei 14.426 declarou a última Missa do Impossível do ano como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Juiz de Fora. A celebração é considerada o décimo patrimônio cultural imaterial de Juiz de Fora e o primeiro de caráter religioso, de acordo com o site da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
O texto da lei diz que a “Missa do Impossível” é típica da cultura, da forma de celebração religiosa e das práticas da vida social do Município de Juiz de Fora.
Comentários do Facebook