Programação especial celebra 172 anos da Câmara Municipal de Juiz de Fora

Aniversário é nesta segunda (7) e eventos serão realizados ao longo do mês
Roberta Oliveira Itatiaia
Nesta segunda-feira (7) a Câmara Municipal de Juiz de Fora completa 172 anos. A programação especial será realizada até 29 de abril e inclui eventos culturais, homenagens e iniciativas voltadas à preservação da memória do Legislativo Municipal.
Uma das ações comemorativas é a preservação da memória do Legislativo, com a digitalização em altíssima resolução das atas das Reuniões Ordinárias e Extraordinárias de janeiro de 1950 a dezembro de 2002. Mais de 21 mil páginas manuscritas agora estão disponíveis para acesso ao público.
Além disso, o acervo de livros reeditados e digitalizados da Câmara será ampliado com a inclusão de “Ruas de Juiz de Fora”, editado pela Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), “Aspectos da Vida Rural de JF”, de José Procópio Filho, são as novidades. E ainda teve a atualização da obra “História de Juiz de Fora”, de Paulino Oliveira.
De 7 a 23 parlamentares
Em 7 de abril de 1853, começou a história do Legislativo com a posse dos sete primeiros vereadores eleitos. Três anos depois, com a Vila de Santo Antônio do Paraibuna foi elevada à categoria de cidade e passou a ter nove parlamentares.
Nesta época, a sede do Legislativo funcionava em um prédio na esquina da atual Avenida Rio Branco com a Rua Halfeld, compartilhado com a Cadeia Pública.
Em 1890, houve a dissolução pelo delegado provisório de Minas Gerais, José Cesário de Faria, e a substituição pelo Conselho de Intendência. Em 1902, houve a reorganização dos municípios mineiros, a Câmara voltou a ter representantes eleitos.
Em 1930, Juiz de Fora passou a ser administrada por prefeitos nomeados. A escolha por voto direto só voltou no fim da Era Vargas, em 1947.
A 42ª Legislatura é a primeira com 23 parlamentares, no cumprimento da Emenda Constitucional 28 de 2009 que libera até 25 vereadores para municípios com população entre 450 e 600 mil habitantes. São 15 parlamentares reeleitos, seis novos nomes e dois ex-vereadores que retornam para mais um mandato. Pela primeira vez, Juiz de Fora elegeu cinco mulheres para o cargo legislativo.
Nesta Legislatura, serão 23 vereadores, quatro a mais que nas anteriores.
Divulgação/Câmara Municipal de Juiz de Fora
Programação dos 172 anos da Câmara Municipal de Juiz de Fora
Quarta (9)
- Celebração com servidores e vereadores - A definir – na Câmara Municipal
Sexta (11)
- Show “Beatles Forever” - 18h - Porta da Câmara
Quarta (24 )
- Entrega da Medalha Tiradentes – Homenagem a pessoas que se destacaram pela segurança da cidade - 19h30 - Plenário da Câmara
Terça (29)
- Mérito Legislativo – Homenagem a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento político e econômico da cidade - 19h30 - Plenário da Câmara.
Comentários do Facebook