Funalfa lança oficina literária infantil com 30 vagas gratuitas

Funalfa lança oficina literária infantil com 30 vagas gratuitas
Divulgação PJF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Portal de Notícias

NOTÍCIAS: FUNALFA

 

Serão abertas na próxima segunda-feira, 8, as inscrições para o Oficina Pirlimpimpim, um curso lúdico de literatura para crianças de 7 a 10 anos. Inteiramente gratuita, a iniciativa é promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), e terá três turmas, totalizando 30 vagas. As aulas serão ministradas na Biblioteca Municipal Murilo Mendes, localizada na Avenida Getúlio Vargas 200, Centro, e na Casa de Leitura Delfina Fonseca Lima, na Rua Marília 631, Benfica.
 

As inscrições devem ser formalizadas diretamente nos equipamentos urbanos, com preenchimento das vagas por ordem de inscrição. É necessário que o responsável legal apresente documentos pessoais e da criança, além de comprovante de residência. Cada aluno deve ter um caderno próprio, e o restante do material será disponibilizado nas aulas.
 

- Turma 1 – Casa de Leitura Delfina Fonseca Lima – 10 vagas
 

Terça-feira | 9h às 10h
 

Início das aulas: 7 de maio / Término dezembro 2024
 

- Turma 2 - Biblioteca Municipal Murilo Mendes – 10 vagas
 

Quinta-feira | 9h às 10h
 

Início das aulas: 9 de maio / Término dezembro 2024
 

- Turma 3 – Biblioteca Municipal Murilo Mendes – 10 vagas
 

Quinta-feira | 16h às 17h
 

Início das aulas: 9 de maio / Término dezembro 2024
 

A Oficina Pirlimpimpim funciona como uma ferramenta de incentivo à formação de novos leitores e escritores. A ideia é proporcionar um mergulho no universo literário para divulgar livros e autores, desenvolver habilidades que favoreçam a leitura e a interpretação de textos, além de treinar a prática da escrita. As estratégias adotadas vão desde leitura de textos e contação de histórias até encenações, desenhos, artesanato, fantoches e campeonatos, entre outras. “Queremos usar métodos educativos que levem as crianças a ampliarem sua imaginação e fortalecerem o hábito da leitura. Nossos alunos serão pequeninos leitores, escritores e artistas,” afirma a supervisora da Biblioteca Municipal Murilo Mendes e mentora do projeto, Jaqueline Trovato. Ela vai capitanear os trabalhos na biblioteca e, na Casa de Leitura, trabalhará em parceria com a pedagoga Maristela Cardinelli.
 

Todo o material produzido nas oficinas será reunido e, no encerramento das atividades, em dezembro deste ano, haverá uma exposição dos trabalhos selecionados.