FLITI – Feira Literária Internacional de Tiradentes chega à 5ª edição com recorde de público
Em 2025, feira apresenta o tema “Mulheres de Prosas e Versos” em homenagem a escritoras mineiras
Itatiaia Por Amanda Alves
A FLITI cresceu. A Feira Literária Internacional de Tiradentes (MG) chega à 5ª edição com previsão de público de 19 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. O evento acontece entre quarta (9) e domingo (13) na cidade histórica mineira, e vai ocupar espaços públicos como o Centro Cultural Yves Alves (CCYA), o Espaço Cultural Aimorés e o Largo das Mercês.
Entre os convidados, a feira literária contará com a presença de autoras renomadas como Mary del Priore, Ana Maria Machado e Cristina Serra.
Como convidadas internacionais, a FLITI traz a escritora uruguaia e finalista do prêmio Opera Prima, Alejandra González, e a atriz, escritora e ativista cubana Teresa Cárdenas.
Também estarão presentes as atrizes Heloísa Perissè e Maria Bopp.
A programação diversificada da FLITI traz lançamentos de livros, mesas e palestras com escritores, apresentações artísticas, exposições e venda de publicações.
Como surgiu a FLITI?
A idealizadora do projeto, Cristina Figueiredo, explica à Itatiaia que a ideia surgiu do amor por Minas e por Tiradentes, cidade que ela frequenta desde 2001. “Eu vi que não tinha uma feira, exclusivamente literária, numa cidade histórica, né? E Minas Gerais, para mim, é o berço da cultura brasileira”, argumenta Cristina.
Cristina destacou a curadoria da feira e os desafios de organizar um evento desse porte. “Primeiro, eu defino o tema. Uma feira que começa sem dinheiro, com dinheiro próprio, você tem que procurar os amigos, e eu tenho alguns nessa área, Roger Melo, Daniel Kondo, Guto Lins. Chamei também a Isa Pessoa, que é uma editora”, aponta.
Compromisso com a formação de novos leitores
Uma das principais preocupações da FLITI é formar novos leitores. Para isso, o evento conta com o Ônibus-Biblioteca. O veículo, que começou transitando pelas comunidades do Rio de Janeiro integra a programação da feira e vai circular pelas escolas da região com um acervo de 2 mil livros, permitindo empréstimos gratuitos.
Além disso, serão distribuídos cerca de 1.500 vouchers de R$ 35 para alunos e professores comprarem livros no evento. “É muito enobrecedor. É a primeira vez que (muitos alunos) vão escolher um livro que vão levar para a vida. Essa é a função da feira literária, formar novos leitores. E eu acho que quem fala que não existe mais esse potencial está errado. Tem sim, o que não tem é acesso”, conclui Cristina.
Serviço
Fliti 2025
Data: 9 a 13 de abril
Local: Centro Cultural Yves Alves (CCYA), Praça da Rodoviária, Largo das Forras e Largo das Mercês – Tiradentes
Mais informações: fliti.org.br
Instagram: @flitifeiraliterariatiradentes
Comentários do Facebook