Eleições 2024: TSE recebe sugestões para aprimorar processo eleitoral até sexta

Eleições 2024: TSE recebe sugestões para aprimorar processo eleitoral até sexta
Tribunal Superior Eleitoral vai receber sugestões para aprimorar processo eleitoral — Foto: TSE/Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Qualquer pessoa ou entidade pública, ou privada pode enviar sugestões por meio de um formulário para o Tribunal Superior Eleitoral

Por O TEMPO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai receber, até a esta sexta-feira (19), contribuições da sociedade civil visando aprimorar as resoluções que nortearão as Eleições Municipais de 2024. Cidadãos, instituições públicas e privadas, partidos políticos, Tribunais Regionais Eleitorais, associações profissionais e acadêmicas, podem contribuir enviando sugestões. As minutas das instruções referentes a cada um dos 10 temas já foram divulgadas para consulta, clique aqui para acessar.

As propostas serão debatidas em audiências públicas programadas para ocorrerem de 23 a 25 de janeiro, a partir das 9h, no Auditório I da sede do TSE em Brasília. A vice-presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, designada como relatora das resoluções, conduzirá os encontros, que serão transmitidos ao vivo pelo canal do TSE no YouTube.

Quem enviar sugestões tem a opção de requerer o uso da palavra durante as audiências públicas, seja de forma presencial ou virtual. A lista de inscrições deferidas será divulgada no Portal do TSE em 22 de janeiro de 2024.

O formulário eletrônico para envio das contribuições está disponível aqui.

Temas em debate:

As audiências públicas abordarão diversos temas relevantes para o processo eleitoral, distribuídos ao longo de três dias:

  • 23 de janeiro: pesquisas eleitorais; sistemas eleitorais; auditoria e fiscalização dos sistemas eleitorais; atos gerais do processo eleitoral.
  • 24 de janeiro: registro de candidatura; Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC); prestação de contas.
  • 25 de janeiro: propaganda eleitoral; representações e reclamações; ilícitos eleitorais.