DER investiga empresa responsável por ônibus que tombou e matou 7 pessoas em MG

DER investiga empresa responsável por ônibus que tombou e matou 7 pessoas em MG
A perícia da Polícia Civil foi acionada para o local — Foto: PMRv / Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Um procedimento administrativo foi aberto nesta sexta-feira (19), data em que o departamento recebeu o boletim de ocorrência

Por Rayllan Oliveira  O Tempo

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) abriu uma investigação para apurar a regularidade da empresa Sampaio Turismo, responsável pelo ônibus que tombou na última quarta-feira (17 de abril) e matou sete pessoas na rodovia MG-120, em São João Evangelista, na região do Rio Doce. Um procedimento administrativo foi instaurado nesta sexta-feira (19), data em que o departamento recebeu o boletim de ocorrência do acidente.

De acordo com o DER-MG, a empresa não é detentora de concessão para operação da linha entre Belo Horizonte e Minas Novas. "A empresa é cadastrada no DER-MG para realizar viagens eventuais de transporte fretado de passageiros, transportando grupo fechado de pessoas. Para a prestação da viagem fretada a empresa de fretamento deve seguir a legislação vigente, em especial a Lei 23.941/2021", informou, em nota.

A permissão restringe operações de serviço de transporte de passageiro não abertas ao público, prestadas para grupo fechado de pessoas, com pontos de origem e destino preestabelecidos, por meio de contrato e prévia autorização.

O procedimento investigativo busca verificar se havia algum tipo de irregularidade na viagem, "em desconformidade com a Autorização de Transporte Fretado (ATF) emitida em 16 de abril". Em caso positivo, poderá ocorrer a suspensão do cadastro da Sampaio Turismo. Procurada pela reportagem de O TEMPO desde a quara-feira (17), data do acidente, a empresa não se manifestou.

O acidente

O coletivo embarcou em Belo Horizonte, e tinha como destino a cidade de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. O veículo tombou na rodovia MG-120, em São João Evangelista, na região do Rio Doce. Sete pessoas morreram, e outras 15 pessoas ficaram feridas.

Em depoimento à Polícia Militar (PMMG), o motorista do ônibus, um homem de 46 anos, disse que perdeu o controle do veículo após tentar desviar de cachorros que atravessavam a pista. O veículo tombou lateralmente em uma mata às margens da estrada.

A causa do acidente também é investigada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)