Mais de 4 milhões de carros em MG estão com o IPVA 2024 atrasado; veja como quitar
Juros cobrado pelo atraso pode chegar a até 20% do valor do imposto, e motoristas ainda podem ser multados
Célio Ribeiro Portal Itatiaia
Mais de 4 milhões de veículos em Minas Gerais estão com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 atrasado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (19) pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). O imposto venceu no dia 31 de março e a multa por atraso pode chegar a 20% do valor devido.
Segundo o Governo de Minas, 4.094.073 dos 11.320.299 veículos registrados no estado e que devem pagar o IPVA não tiveram o imposto quitado. O montante equivale a 36% de toda a frota tributável. Os donos desses veículos estão recebendo SMS com alertas e estão sujeitos a penalidades, como inscrição na dívida ativa do estado, protesto cartorial, juros e multa.
‘Além das sanções administrativas, quem estiver inadimplente com o IPVA não irá obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2024, emitido pela autoridade de trânsito do Estado. Circular sem o CRLV sujeita o motorista às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)’, explica o superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF, Leônidas Marques.
Como quitar o IPVA MG 2024 atrasado?
O valor do imposto pode ser consultado por meio do número do Renavam do veículo, no site da Secretaria de Fazenda ou no LigMinas pelo telefone 155, válido para todo o estado de Minas Gerais. Já o pagamento deve ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizadores, sendo eles:
- Bradesco;
- Sicoob;
- Mercantil do Brasil;
- Caixa Econômica Federal;
- Casas Lotéricas;
- Mais BB;
- Santander.
Nesse caso, basta informar o número de Renavam para quitação da taxa. É possível também realizar o pagamento via PIX. Basta acessar o site da Secretaria de Fazenda de Minas e, na área do IPVA, escolher pela emissão da guia, gerando o QR Code.
Comentários do Facebook