Com forte calor, demanda por ar-condicionado mais que dobra no Brasil

Com forte calor, demanda por ar-condicionado mais que dobra no Brasil
Procura por ar-condicionado cresce no país Foto: Canva Premium
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Na última quarta-feira (12), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou um recorde no consumo diário de energia no país

O Tempo     Por Folhapress

 

Nas últimas semanas, a população de alguns estados brasileiros vem enfrentando uma onda de calor com temperaturas intensas. Em alguns pontos de São Paulo as temperaturas máximas devem chegar a 35ºC diariamente, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Na última quarta-feira (12), o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) registrou um recorde no consumo diário de energia. Na data, a temperatura de São Paulo chegou a bater 33°C e o operador registrou uma demanda de energia de 93.813 MW médios. No Rio de Janeiro, a temperatura chegou a 38,1°C.

As altas temperaturas no país passaram a ser registradas ainda em janeiro. No mês, o Magazine Luiza registrou um crescimento de 106,8% nas compras de ar-condicionado e ventiladores em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo levantamento feito pelo Buscapé, plataforma que funciona como um assistente de compras, em fevereiro, a busca por climatizadores de ar tiveram um crescimento de 144% em comparação com o mesmo mês do último ano.

A pesquisa indicou também que, em São Paulo, houve um aumento de 43% na procura por ventiladores entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Com relação aos climatizadores, o crescimento foi de 105%

Na Fast Shop, apenas em fevereiro, as venda de ar-condicionado aumentaram em 84%. Em janeiro, a empresa registrou também um aumento de mais de 51% nas buscas e 59% nas vendas. Na Amazon, as visitas à categoria de ar-condicionado no primeiro mês de 2025 cresceram 520% em relação a dezembro. Entre os dias 12 e 25 de janeiro, a empresa também registrou um aumento de vendas de ventiladores e climatizadores de 223% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Casas Bahia registrou que as vendas de ar-condicionados triplicaram em comparação a dezembro. Os ventiladores contaram também com uma explosão de vendas e com um 115% de aumento nas buscas. Os ares de janela contaram com um aumento de 700% em sua procura, somando as vendas das lojas físicas e do ecommerce.

DICAS DE CONSUMO

A Enel indica que é necessário que os consumidores façam uso consciente de energia elétrica para garantir a economia financeira e o cuidado com o meio ambiente. Com relação ao ar-condicionado, é recomendado:

  • Instalar o aparelho em local arejado, com boa circulação de ar
  • Evitar áreas expostas ao sol e manter os filtros limpos para não forçar o aparelho a trabalhar
  • Evitar o frio excessivo, regulando a temperatura em cerca de 23 graus
  • Manter portas e janelas fechadas para evitar que o ar frio escape
  • No momento da compra, escolha modelos que apresentem bons índices de eficiência energética. Aparelhos com o Selo Procel/INMETRO de economia de energia são os ideais
  • Não desligar o ar condicionado do disjuntor, utilizando sempre o botão específico do próprio aparelho

JÚLIA GALVÃO