Boniteza promove intervenções artísticas em muros, escadões e caminhos para as escolas

Boniteza promove intervenções artísticas em muros, escadões e caminhos para as escolas
Divulgação PJF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Portal de Notícias

NOTÍCIAS: SG

 

O Programa Boniteza iniciou mais intervenções artísticas pela cidade. Com os editais do projeto Acupuntura Urbana, foram contemplados muros, escadões, caixa d’água e caminhos para as escolas. A iniciativa é da Secretaria de Governo (SG) e as intervenções estão sendo realizadas em parceria com a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav). Os editais foram viabilizados por emenda parlamentar das vereadoras Laiz Perrut, Cida Oliveira e Tallia Sobral.

O projeto “Acupuntura Urbana - Caminhos” levará intervenções artísticas para os passeios da Escola Municipal Doutor Paulo Japyassu, no bairro Parque Guarani; Escola Municipal Georg Rodenbach, no Grama e Escola Municipal Professor Augusto Gotardelo, no bairro Caiçaras. As artes estão sendo realizadas pelas artistas Gabi Lemos e Pekena Lumen. Os recursos foram disponibilizados por emenda parlamentar da vereadora Tallia Sobral.

As intervenções artísticas em muros e caixa d’àgua acontecem na Escola Municipal Santa Cecília, localizada no bairro Santa Cecília; no Caic Rocha Pombo, no bairro Amazônia; e na Escola Municipal Doutor Paulo Japyassu, no bairro Parque Guarani. O artista Dorin executou a arte da caixa d’água do Caic Rocha Pombo, que foi inspirada em figuras indígenas e na diversidade cultural. Já o artista Tenxu realizou as intervenções nos muros das Escolas do Santa Cecília e Parque Guarani. 

Na primeira escola, foram usadas cores vivas e desenhos de pássaros, simbolizando a liberdade. Segundo o artista, “a escola é o primeiro e maior contato que a criança tem que ter com a liberdade, além do espaço familiar. Lá a criança deve ser livre pra aprender, criar e se expressar”. Na escola do Parque Guarani, a arte foi construída a partir do diálogo com os alunos. “As turmas foram até o muro para participar do processo e, com isso, eu fui criando recortes das ideias e adequando na arte”, complementa. Os recursos foram disponibilizados por emenda parlamentar da vereadora Laiz Perrut.

Os escadões de seis bairros da cidade também estão recebendo intervenções artísticas através do Acupuntura Urbana. O escadão do bairro Santa Catarina foi o primeiro a receber as intervenções. No momento, a artista Mari Tenório, vencedora do edital, está executando as artes no escadão do bairro Dom Bosco. Os próximos contemplados com a pintura serão os escadões dos bairros São Mateus, Alto dos Passos, Santos Dumont e Santa Efigênia. O projeto conta com recursos da vereadora Cida Oliveira, via emenda parlamentar.

É nóis na Praça

O Boniteza também segue realizando intervenções em diversas praças da cidade. Ao todo, mais de 20 praças, de todas as regiões receberão mais cor e arte, através do projeto “É Nois na Praça”. As artes estão sendo executadas por diversos artistas da cidade. O edital foi viabilizado por emenda parlamentar do vereador Nilton Militão. 

Diversas intervenções artísticas promovidas pelo Boniteza foram retratadas em fotos e estão sendo exibidas na exposição “Boniteza: Arte na Rua”. A exposição, que vai até o dia 6 de julho, está no Espaço Cidade, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 2234 - Centro, ao lado do Parque Halfeld. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 10h às 18h e aos sábados das 10h às 14h.

Programa Boniteza
 
Coordenado pela Secretaria de Governo (SG), o Programa Boniteza é uma ação integrada entre Secretaria de Assistência Social (SAS); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Social (Secom); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb);  Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Juiz de Fora Previdência (JFPrev); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro); Secretaria da Fazenda (SF); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop); Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); Secretaria de Turismo (Setur); e Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA).