Após mais de 10 dias, nível do Guaíba volta a ficar acima dos 3 metros e se aproxima de cota de alerta
Nesta quarta-feira, o Guaíba voltou a subir acima dos 3 metros de altura, o que não ocorria desde o dia 8 de junho
Itatiaia Por Mardélio Couto
Com chuva e elevação do nível dos rios afluentes, o nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, pode ultrapassar a cota de alerta, de 3,15m, nesta quarta-feira (19) e seguir elevado o nível até esta quinta-feira.
A projeção consta no boletim divulgado nesta terça pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Nesta quarta-feira, o Guaíba voltou a subir acima dos 3 metros de altura, o que não ocorria desde o dia 8 de junho. Na madrugada, o lago aintigiu 3,06.
O índice está próximo ao nível de alerta, de 3,15. No entanto, o nível ainda está distante aos 3,60, definido como a nota cota de inundação do Guaíba.
Chuva no RS
Entre a noite dessa terça e madrugada desta quarta-feira, choveu em vários pontos da Região Metropolitana de Porto Alegre.
A prefeitura divulgou alerta sobre risco de inundação nas regiões das ilhas e no Extremo Sul.
O Executivo também pede que a população fique alerta em outros pontos da cidade ao risco de inundação em decorrência a elevação do nível dos rios que desaguam no Guaíba.
A água do Guaíba não transbordou. No entanto, em decorrência das chuvas, há pontos de alagamentos, água sobre a pista, em ruas e avenidas nas Zona Norte e Sul de Porto Alegre.
Apesar da chuva e elevação dos rios, por enquanto, não há risco de inundação da região central da cidade, conforme a prefeitura.
No momento mais crítico, o Guaíba atingiu 5,35, provocou inundações e causou graves transtornos em vários pontos da capital gaúcha.
Eldorado do Sul
O rio Jacuí está próximo de invadir novamente algumas ruas e avenidas em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Em decorrência das chuvas, o rio está próximo novamente de atingir os 6 metros, a cota da inundação.
Famílias já estão sendo orientadas a deixar as casas em áreas de risco e se deslocarem para abrigos.
O plano de contingência do município já está em vigência. Defesa Civil, Brigada Militar, Bombeiros e Marina estão prontidão, conforme o executivo municipal.
*Enviado especial a Porto Alegre
Comentários do Facebook