Primeiro ônibus elétrico com bateria que carrega em 10 minutos é apresentado em Araxá

Primeiro ônibus elétrico com bateria que carrega em 10 minutos é apresentado em Araxá
onibus-eletrico.jpeg Protótipo de ônibus elétrico foi apresentado em Araxá Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Protótipo ainda está em fase de testes e foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a CBMM, a Toshiba e a Volkswagen

Itatiaia      Por R

 

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a empresa japonesa Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentaram nesta quarta-feira (19), em Araxá, no Alto Paranaíba, o primeiro ônibus elétrico do mundo movido a bateria de íons de lítio com nióbio, metal encontrado em abundância em Minas Gerais.

A tecnologia permite recargas ultrarrápidas, diminuindo o tempo de carregamento de 8 horas para 10 minutos, além de não ter o risco de superaquecimento da bateria. Outro potencial apresentado pelas empresas é que a utilização desse novo modelo de bateria pode fazer com que sua vida útil seja até três vezes maior.

A parceria para a construção do protótipo do ônibus elétrico já ocorre há seis anos e envolve a CBMM, líder mundial na produção de nióbio, a japonesa Toshiba e a alemã Volkswagen que entrou no processo em 2021 com o desenvolvimento de veículos elétricos pesados.

De acordo com Rogério Ribas, gerente executivo de produtos para bateria da CBMM, os primeiros contatos da mineradora com a Toshiba começaram em 2014 e, três anos depois, a parceria chegou a um resultado que comprovava o potencial do nióbio na aplicação em baterias.

“Os papéis de cada empresa nessa parceria são complementares. Enquanto a Volkswagen trabalhou no desenvolvimento do veículo, da integração dos sistemas de gerenciamento da bateria e toda a preparação da cadeia, a CBMM atuou no desenvolvimento dos óxidos para aplicação das baterias produzidas pela Toshiba. E a tem apoiado no mapeamento e desenvolvimento de mercado para a nova tecnologia”, explicou.

O governador Romeu Zema (Novo) participa do evento, em sua cidade natal, e voltou a destacar a importância do chamado Vale do Lítio, parte do território do Vale do Jequitinhonha que possui reservar do mineral, que já vem sendo explorado.

“A região menos desenvolvida do Estado, o Vale do Jequitinhonha, foi abençoada com uma das maiores reservas de lítio do Brasil e do mundo e, neste momento, nós temos diversas empresas naquela região e já explorando lítio, que é um material estratégico nessa transição energética”, afirmou.

Protótipo de ônibus elétrico

O protótipo apresentado pela parceria entre as empresas é de um chassi de 18 toneladas e com autonomia para 60 quilômetros de deslocamento. O tempo de recarga estimado para a bateria é de 10 minutos. O veículo é equipado com quatro packs de baterias de lítio e nióbio.

O veículo ainda está em período de testes — que ainda não tem previsão de terminar — e os próximos passos incluem, em médio prazo, sua expansão para uma pequena frota, que será monitorada em tempo real.