Cruzeiro pode ser ‘fiel da balança’ no rebaixamento e título brasileiro; entenda

Cruzeiro pode ser ‘fiel da balança’ no rebaixamento e título brasileiro; entenda
treino Cruzeiro na Toca da Raposa II.jpg Cruzeiro trabalha na Toca II antes de jogos contra o Corinthians e Racing, pelo Brasileirão e Sul-Americana Gustavo Martins/Cruzeiro
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Cruzeiro enfrenta até o fim do Basileirão três adversários que lutam contra o rebaixamento e um que briga pelo título

 Itatiaia

Antes de decidir o título da Copa Sul-Americana com o Racing-ARG, no próximo sábado (23), às 17h (de Brasília), no estádio La Nueva Olla, em Assunção, o Cruzeiro enfrentará o Corinthians, nesta quarta-feira (20), às 11h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na competição nacional, o time do técnico Fernando Diniz pode ser um dos “fiéis da balança” nos quesitos rebaixamento e título.

Décimo primeiro colocado com 41 pontos, o Corinthians, apesar de chances mínimas, ainda não zerou o risco de rebaixamento. De acordo com contas do site “Probabilidades do Futebol”, gerenciado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Alvinegro Paulista tem, atualmente, 0,68% de possibilidade de queda.

Os matemáticos da universidade mineira apontam, no cenário atual, que uma equipe estaria livre do rebaixamento com 47 pontos, a atual pontuação do Cruzeiro.

Rivais contra o descenso

Dentre os rivais futuros do Cruzeiro que possuem alguma possibilidade de queda, o Corinthians vive a situação “mais confortável”. Os demais travam uma luta maior contra a tão temida ida à Série B do Brasileirão.

O Cruzeiro enfrentará até o fim do Brasileirão quatro outros adversários que têm o risco elevado de queda: Grêmio, Bragantino e Juventude.

O Grêmio visitará o Cruzeiro no Brasileirão na primeira partida celeste após a final da Copa Sul-Americana, no dia 27 de novembro (quarta-feira), às 21h (de Brasília), no Mineirão, pela 35ª rodada do Brasileirão.

O Tricolor Gaúcho é o 12º colocado com 39 pontos. O “Probabilidades do Futebol” aponta que a equipe de Porto Alegre tem 6,9% de chance de rebaixamento.

Os mais desesperados

Os adversários do Cruzeiro que estão mais desesperados contra degola, atualmente, são Bragantino e Juventude. As duas equipes já figuram na zona de rebaixamento.

O Bragantino, adversário do Cruzeiro no dia 1º de dezembro (domingo), às 18h30 (de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid, na 36ª rodada, é a equipe com a maior probabilidade de queda: 45,8%, de acordo com a UFMG.

O Massa Bruta ocupa a 18ª colocação, com 36 pontos, em 33 partidas. O jogo entre paulistas e mineiros marcará o reencontro do técnico Fernando Seabra com o Cruzeiro. Atualmente, o ex-comandante celeste trabalha no Bragantino.

O Juventude também vive situação mais perigosa. O time de Caxias do Sul tem 39,4% de chances de rebaixamento e será o último adversário do Cruzeiro, no dia 8 de dezembro (domingo), ainda sem horário definido, no estádio Alfredo Jaconi.

O time gaúcho é o 17º colocado no Brasileirão, com 36 pontos em 33 partidas.

Rival que sonha com o título

Além dos rivais que jogam contra o rebaixamento, o Cruzeiro também duelará com um rival que está vivo na briga pelo título: o Palmeiras.

O Alviverde Paulista tem 22,8% de possiblidades de título, conforme os cálculos da UFMG.

O Palmeiras é o segundo colocado do Brasileiro com 64 pontos, quatro a menos do que o líder Botafogo, que tem 68.

De acordo com os cálculos matemáticos da UFMG, o Alvinegro do Rio de Janeiro tem 70,6% de chances de título.