Polícia Civil dá dicas de segurança para usuários de aplicativos de relacionamento
Orientações podem prevenir situações desagradáveis ou até mesmo crimes
Por Agência Minas
O uso de aplicativos de relacionamento já é uma realidade para grande parte da população, que busca se conectar por meio da internet. Contudo, alguns cuidados são necessários para que a experiência não se torne desagradável ou até mesmo perigosa.
Pensando nisso, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recomenda algumas precauções para os usuários desses aplicativos. “Em primeiro lugar, é aconselhável conhecer melhor as pessoas antes de um encontro presencial, tentando manter as informações mais sensíveis resguardadas, como endereço, dados pessoais e rotina de vida”, orienta a delegada Cinara da Rocha, coordenadora do 1º Departamento de Polícia Civil em Belo Horizonte.
Ainda segundo a delegada, para um encontro presencial, a melhor sugestão é optar por locais públicos, como shoppings, restaurantes, cafés e praças. “São locais que já oferecem segurança por si só e, em grande parte, contam com monitoramento eletrônico”, assinala.
Localização
O compartilhamento das informações e localização com uma pessoa próxima também é uma ótima estratégia para evitar ser vítima de algum crime. Se, durante o encontro, houver alguma situação suspeita, a recomendação é de que seja feito o acionamento imediato das autoridades policiais, ligando para o 190.
“Seguindo essas dicas, é possível evitar crimes como estelionato, roubo, latrocínio, importunação sexual, estupro, extorsão mediante sequestro e até homicídio”, conclui Rocha.
A Polícia Civil também alerta para que as vítimas de crimes, cometidos por meio de aplicativo de relacionamento após o encontro, devem ligar para o Disque-Denúncia Unificado (DDU) 181, ou se dirigirem para a delegacia de polícia mais próxima, para que a ocorrência seja devidamente apurada.
Comentários do Facebook