Vídeo: mulher chama funcionária de shopping de ‘faxineira analfabeta’ em Ipatinga (MG)

Suspeita foi denunciada por injúria racial; polícia investiga o caso
28/12/2023 às 16:03 •
Wellington Fred, Fernanda Rodrigues Portal Itatiaia
Uma auxiliar de serviços gerais foi vítima de injúria racial no Shopping Vale do Aço, em Ipatinga, na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O caso aconteceu na tarde dessa quarta-feira (27).
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima, de 34 anos, estava limpando o piso do shopping, quando uma adolescente, de aproximadamente 12 anos, passou correndo pelo local. A funcionária teria alertado a menina, dizendo que o chão estava molhado e que corria risco dela cair. O local estava sinalizado com placas de segurança.
Pouco depois, uma outra mulher, que seria tia da adolescente, se aproximou da funcionária. A suspeita, de 35 anos, estava com uma criança no colo. Ela teria começado a ofender a vítima, dizendo que ela “não passava de uma faxineira analfabeta”. Toda a ação foi filmada e o vídeo viralizou nas redes sociais.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, a funcionária disse estar abalada com a situação: “Ela começou a me agredir com palavras, disse que eu não deveria dirigir a palavra a ela, que eu só estava ali porque era faxineira. Ela disse que era rica, que estava de férias, enquanto eu estava trabalhando. Para ela deve ter sido só isso, mas para mim... Estou muito abalada”.
A ação foi acompanhada pelos demais clientes e funcionários do shopping. Ao perceber que estava sendo filmada, a autora foi embora. A funcionária passou mal e teve uma crise de hipertensão e taquicardia, sendo atendida pelos funcionários do shopping. A Polícia Militar foi acionada.
Por meio das câmaras de segurança, os policiais viram que a suspeita e a adolescente embarcaram em um veículo com placa de São Bernardo do Campo, por volta das 14h40. O caso foi registrado e encaminhado para a Polícia Civil.
Segundo a vítima, ela pretende entrar com uma ação judicial contra a agressora. “Eu espero ter condições. Pretendo entrar com uma ação para que isso não fique impune e ela não tenha a oportunidade de fazer isso com outras pessoas”, disse a funcionária.
A reportagem entrou em contato com o Shopping Vale do Aço e aguarda resposta.
Comentários do Facebook