Tiradentes inicia transição sustentável com protótipo de charrete elétrica

Tiradentes inicia transição sustentável com protótipo de charrete elétrica
Foto: Divulgação / PMMG
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Cidade mineira dá o primeiro passo para a substituição das charretes de tração animal, priorizando o bem-estar animal e a inclusão

Por Tribuna

 

Na última sexta-feira (1º), a cidade histórica de Tiradentes, localizada a 155 quilômetros de Juiz de Fora, recebeu oficialmente o protótipo de uma charrete elétrica, um avanço no projeto “Transição da Tração Animal para a Inovação”. Este projeto, coordenado pelo Núcleo Semente, tem o objetivo de eliminar gradualmente o uso de veículos de tração animal, promovendo soluções sustentáveis e respeitando o patrimônio cultural local.

O evento, que contou com a presença de autoridades, como a promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula, coordenadora estadual de Defesa dos Animais (Ceda) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que enfatizou a importância do diálogo durante todo o processo. “Esse movimento pela substituição das charretes começa no conflito entre a proteção animal e as famílias que dependem desse trabalho para seu sustento”, destacou a promotora, ressaltando a necessidade de encontrar um equilíbrio que beneficie todas as partes envolvidas.

Com a colaboração da Associação de Charreteiros de Tiradentes e da Prefeitura municipal, de acordo com o MPMG, a transição está sendo planejada de forma cuidadosa, levando em consideração as necessidades dos trabalhadores locais. Uma das próximas etapas inclui a destinação dos cavalos para adoção responsável.

Além de Luciana Imaculada, o evento contou com a participação do promotor de Justiça de São João del-Rei, Adalberto Leite; o prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa; o presidente da Associação de Charreteiros, Reginilson Ramalho; a diretora-presidente do Instituto Arbo, Patrícia Reis; a diretora jurídica do Fórum Animal, Ana Paula Vasconcelos; e o deputado estadual Noraldino Júnior (PSB).