Vez de Matheus Pereira? Como foi a estreia de craques do Cruzeiro na seleção

Vez de Matheus Pereira? Como foi a estreia de craques do Cruzeiro na seleção
Dirceu Lopes, Wilson Piazza e Tostão, jogadores do Cruzeiro, com a camisa da seleção brasileira na disputa das eliminatórias da Copa de 1970 Foto: arquivonacional.gov.br/Reprodução
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Em dia de possível estreia de Matheus Pereira pela seleção brasileira, confira como foi a primeira vez de alguns dos craques do Cruzeiro com a Amarelinha

O Tempo Sports    Por Frederico Teixeira

 

Representante do Cruzeiro na seleção brasileira, o meia Matheus Pereira pode fazer sua estreia com a Amarelinha na noite desta terça-feira (15 de outubro) na partida diante do Peru, em Brasília, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Caso entre em campo, Matheus Pereira fará parte de uma seleta lista de jogadores que estrearam na seleção brasileira quando defendiam o Cruzeiro.

Relembre como foi a estreia de alguns dos craques celestes com a Amarelinha: 

Tostão - 15/05/66

Convocado pelo técnico Vicente Feola na preparação para a Copa do Mundo de 1966, jogou o tempo todo do empate em 1 a 1 com o Chile, em partida amistosa. Se transformaria em um dos principais jogadores da conquista do Tricampeonato, na Copa de 70, no México.

Dirceu Lopes - 25/06/67

Após encantar o mundo com a camisa do Cruzeiro na conquista da Taça Brasil, com direito a goleada de 6 a 2 sobre o Santos de Pelé e cia, Dirceu Lopes teve a primeira oportunidade na seleção brasileira com o técnico Aymoré Moreira em um novo ciclo de trabalho na seleção após a 'decepção' na Copa de 1966. Atuou o tempo todo no empate em 0 a 0 com o Uruguai, em amistoso. Considerado um dos maiores 'injustiçados' na história da seleção, não chegando a disputar nenhuma Copa do Mundo. 

Piazza - 25/06/67

Convocado pelo técnico Aymoré Moreira em um novo ciclo de trabalho na seleção após a 'decepção' na Copa de 1966. Piazza estreou atuando o tempo todo no empate em 0 a 0 com o Uruguai, em amistoso. Volante de origem, seria adaptado ao posto de zagueiro na equipe que encantou o mundo na Copa de 70. 

Nelinho - 28/04/74

Recebeu a primeira oportunidade na seleção brasileira com o técnico Zagallo. Atuou o tempo todo do empate em 0 a 0 com a Grécia. Disputaria as Copas de 74 e 78 como representante do Cruzeiro.

Ronaldo - 24/03/94

Após despontar para o mundo da bola com a camisa celeste em 1993, o então garoto Ronaldo debutou na seleção brasileira sob o comando do técnico Carlos Alberto Parreira, entrando aos 35 minutos do segundo tempo no lugar de Bebeto, quando o Brasil já vencia a Argentina por 2 a 0. Foi campeão mundial em 1994 (sem entrar em campo) e em 2002, como protagonista.

Dida - 07/07/95

Convocado por Zagallo, Dida estreou na seleção Brasileira durante a disputa da Copa América, na vitória de 1 a 0 sobre o Equador, vencendo a 'concorrência' com Taffarel e Danrley. Disputaria três Copas do Mundo - 98, 2002 e 2006, mas apenas a última delas como titular.

Luisão (zagueiro) -  24/07/01

O zagueiro teve sua estreia na seleção em um dos momentos mais complicados da trajetória do técnico Felipão: a derrota de 2 a 0 para Honduras na Copa América de 2001. Luisão começou como titular no esquema de três zagueiros, mas deu lugar a Juninho Pernambucano no intervalo, quando o placar ainda estava em 0 a 0. Integrou o elenco do Brasil na Copa de 2006, mas não entrou em campo.

Gomes (goleiro) -  13/7/03

Titular do Cruzeiro na conquista da Tríplice Coroa de 2003, Gomes teve a primeira chance na seleção brasileira sob o comando do técnico Ricardo Gomes, então treinador da Sub-23, chamada para representar o país na disputa da Copa Ouro daquele ano. Gomes foi titular na derrota de 1 a 0 para o México. Disputaria o Mundial de 2010, na África do Sul, como reserva de Júlio César.

Maicon -  13/7/03

Mais um que brilhou na Tríplice Coroa do Cruzeiro em 2003, o lateral também foi convocado por Ricardo Gomes para representar o Brasil na disputa da Copa Ouro daquele ano. Foi titular na derrota de 1 a 0 para o México. Disputou as Copas de 2010 e 2014.

Everton Ribeiro (06/9/2014)

Após brilhar pelo Cruzeiro, que acabaria conquistando o bicampeonato brasileiro em 2013 e 2014, Everton Ribeiro teve a primeira chance na seleção brasileira com Dunga em um amistoso contra o  Equador. Entrou aos 26 do segundo tempo no lugar de Oscar, quando a partida estava 0 a 0. Neymar, de falta, faria o gol da vitória. Disputou a Copa de 2022, sob o comando de Tite, mas só atuou, por poucos minutos, na derrota de 1 a 0 para Camarões, na primeira fase da competição.

Outros jogadores também fizeram sua estreia na seleção quando atuavam pelo Cruzeiro, como os laterais Nonato (em 1993) e Evanílson (1999) e o meia Ricardo Goulart (2014), mas praticamente não tiveram grande sequência com a Amarelinha.

Outros jogadores do Cruzeiro também chegaram a ser convocados para a seleção, mas acabaram não atuando, como o lateral esquerdo Leandro (em 2004), o volante Henrique (em 2016) e, mais recentemente, o lateral direito William, do atual elenco celeste.