Tudo sobre a saída de Rafael Cabral do Cruzeiro e chegada do novo goleiro

Tudo sobre a saída de Rafael Cabral do Cruzeiro e chegada do novo goleiro
Rafael Cabral deixa o clube após ser alvo de críticas da torcida celeste — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Conheça todos os detalhes da transferência do goleiro para o Grêmio e a chegada de Gabriel Grando para a Raposa

O Tempo Sports     Por Gabriel Moraes e Frederico Teixeira 

 

A notícia mais esperada por boa parte da torcida do Cruzeiro será confirmada oficialmente pelo clube nesta quinta-feira (18): o goleiro Rafael Cabral, de 33 anos, deixará a Toca da Raposa para ser emprestado ao Grêmio.

Na negociação entre os clubes, ainda ficou acertado que Gabriel Grando, de 24 anos, virá para o Cruzeiro também por empréstimo. 

Revelado na base do Grêmio, Gabriel Grando já fez 88 partidas pela equipe gaúcha, chegando a ser titular no início da temporada 2023. Entretanto, neste ano, perdeu espaço com as chegadas de Marchesín e Caíque.

A transferência de Rafael Cabral para o Grêmio foi a alternativa encontrada pelo Cruzeiro para tentar solucionar a questão do goleiro, que se transformou no principal alvo de críticas da torcida celeste.

 

O que aconteceu

Desde o ano passado, a China Azul já criticava atuações de Rafael Cabral, especialmente em momentos decisivos. A 'gota d'água' parece ter sido mesmo na final do Campeonato Mineiro desta temporada, diante do Atlético, quando o time perdeu por 3 a 1, de virada. 

Já no duelo seguinte, contra o Alianza, pela Copa Sul-Americana, no dia 11 de abril, Rafael Cabral foi alvo de vaias desde o momento em que subiu ao gramado para o aquecimento.

As vaias ao goleiro não pararam nem mesmo quando o time celeste vencia por 3 a 0, em menos de 20 minutos de partida.

Mas o que já era ruim, piorou. O segundo gol dos colombianos aconteceu após uma falha, considerada 'frango' do goleiro. E, no último lance, o Cruzeiro sofreu o vexatório empate.

Daí em diante, iniciou-se uma campanha massiva entre os torcedores para que Rafael Cabral deixasse o clube. Em todas as publicações feitas pelo Cruzeiro em suas redes sociais, a China Azul inundava de pedidos para a saída do camisa 1.


Sumiço

No sábado (13/4), Rafael Cabral treinou normalmente na Toca da Raposa com os demais companheiros. No entanto, não foi para a concentração com o grupo. Anderson foi o titular na vitória de 3 a 2 sobre o Botafogo.

“Soube durante a tarde de sábado. Ele treinou de manhã, e à tarde soube que surgiu uma proposta. Diante disso, era melhor que ele não viesse para o jogo", explicou na ocasião o técnico Fernando Seabra.

O Cruzeiro não comenta oficialmente negociações, mas o 'afastamento' de Cabral se deu porque o clube negociava seu passe com outras equipes.

Na lista de possíveis interessados estariam o Santos, clube que revelou o jogador, o Red Bull Bragantino e o Grêmio.


Quebra do silêncio

Antes da negociação com o Grêmio ser concluída, na segunda-feira (15), Rafael Cabral utilizou suas redes sociais para "desmentir" notícias que citavam o seu caso e possíveis negociações. Segundo ele, grande parte delas eram mentirosas, mas não citou nomes.

"A quantidade de matérias mentirosas que li a meu respeito esta semana precisaria de um longo podcast para desmentir uma a uma. Está muito fácil dar notícia, depois desmentir, depois dar outra. Poderiam pelo menos respeitar os torcedores e informá-los com a verdade", postou.

 

Histórico

Rafael Cabral Barbosa chegou em Belo Horizonte em 16 de janeiro de 2022, numa das primeiras negociações da SAF de Ronaldo Fenômeno. Ele estava no Reading, da Inglaterra, e rescindiu para fechar com o Cruzeiro e ocupar o posto que estava 'vago' após a saída do ídolo Fábio.

Rafael Cabral fez uma boa primeira temporada, que culminou no título da Série B do Campeonato Brasileiro.

Sua partida de maior destaque aconteceu em maio de 2022, quando defendeu quatro pênaltis diante do Remo, no Independência, e ajudou na classificação do time às oitavas de final da Copa do Brasil.

No total, foram 120 jogos com a camisa celeste, tendo sofrido 107 gols. Conforme o site Transfermarkt, especializado em negociações do futebol, seu valor de mercado gira em torno de 500 mil euros, aproximadamente R$ 2,7 milhões. Ele tem vínculo com a Raposa até 31 de dezembro de 2025.