Trio suspeito por pirataria de internet é preso pela PCMG

Trio suspeito por pirataria de internet é preso pela PCMG
Divulgação PCMG
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Fonte; Por ASCOM-PCMG 

 

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, em Belo Horizonte, três indivíduos, de 37, 57 e 62 anos, suspeitos de envolvimento em um esquema criminoso de vendas de equipamentos utilizados para amplificação de internet.

A ação policial ocorreu no início do mês, com o cumprimento de mandados de prisão preventiva e temporária. Os investigados prestavam serviços em uma empresa de telefonia.

Após denúncia de furto, ocorrida em julho do ano passado, policiais da Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Roubo a Banco, unidade vinculada ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), apuraram que o material subtraído seria utilizado para a transmissão de sinal de internet de maneira ilegal, em Minas Gerais e em outros estados.

O prejuízo estimado é de aproximadamente R$ 500 mil.

 

Investigações

De acordo com levantamentos, antigos prestadores de serviço, que realizavam reparos das antenas da empresa, possuíam o conhecimento do funcionamento dos equipamentos e, por meio de chamadas oficiais de consertos, dirigiam-se até o local e furtavam as estruturas de fibra ótica, denominada Optical Line Terminal (OLT).

Além da amplificação clandestina de canais de internet, os investigadores apuraram que o grupo criminoso também furtava baterias e toda aparelhagem para instalação e amplo funcionamento da rede.

“Os envolvidos podem responder pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa, com pena máxima de 13 anos de reclusão”, informou o delegado Daniel Couto, acrescentando que um quarto suspeito ainda está foragido.

 

Primeira Fase

Em novembro de 2023, um homem de 57 anos, suspeito de integrar uma associação criminosa envolvida com a comercialização de equipamentos furtados de uma empresa telefônica, foi preso pela PCMG, em Belo Horizonte.

Na época, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, sendo encontrados com o suspeito diversos aparelhos furtados.

Leia mais AQUI