Transplantes de órgãos realizados em Juiz de Fora ultrapassam 72% do total de 2023

Transplantes de órgãos realizados em Juiz de Fora ultrapassam 72% do total de 2023
(Foto: HU-UFJF/Ebserh)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Juiz de Fora teve cem procedimentos efetivados de janeiro a junho deste ano

Tribuna     Por Bernardo Marchiori*

 

Na véspera da celebração do Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro, o tema volta a ganhar destaque. Em Juiz de Fora, foram realizados cem transplantes apenas nos primeiros seis meses de 2024. O número representa cerca de 72,5% do total de 2023: 138 transplantes foram realizados no ano anterior. Os dados foram enviados à Tribuna pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Em relação a números estaduais e nacionais, até esta quarta-feira (25), 6.638 transplantes foram feitos em todo o Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, do Governo federal. No total de 783 deles aconteceram em Minas Gerais – o que equivale a aproximadamente 11,8%. O estado, inclusive, é o segundo colocado no quesito, atrás apenas de São Paulo. Já em todo o ano de 2023, foram realizados 9.257 transplantes no país, sendo 1.082 em Minas Gerais.

O órgão mais transplantado tanto em Minas Gerais como no Brasil é o rim. Em 2024, foram 559 procedimentos deste tipo em Minas até o momento, sendo três deles realizados no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na segunda colocação aparece o fígado e na terceira, o coração. Os outros órgãos contabilizados pelo Ministério da Saúde são pâncreas, pulmão, multivisceral e combinado entre rim e pâncreas.

Ainda em Minas, a faixa etária e o gênero prevalentes entre os pacientes são homens, entre 50 e 64 anos. Em seguida, homens de 35 a 49 anos e depois as mulheres na faixa de 50 a 64 anos. No total de 63% das cirurgias foram realizadas no público masculino, enquanto as outras 37% foram realizadas entre mulheres.

Quase quatro mil estão na fila de espera

Até a publicação desta matéria, 3.883 pessoas estava na fila de espera para realizar transplante de órgão em Minas Gerais, segundo o Ministério da Saúde. Quase 95,8% delas aguardam para receber um rim.

ricardo hu

(Foto: Arquivo pessoal)

No caso do HU-UFJF/Ebserh, o responsável pela comissão de transplantes de órgãos, Ricardo Martello, a expectativa é de aumento no número de doações. “O programa de transplante do HU é novo. Estamos trabalhando para desenvolvê-lo, com a proposta de ser mais pujante quando formos para o hospital novo que está em construção”, conta.

*sob supervisão da editora Fabíola Costa