Temporal deixa 10 desalojados e família ilhada em Montes Claros; veja vídeo
Mãe e seus três filhos foram resgatados com cabos de aço para atravessar a correnteza
Por José Vítor Camilo
Uma mãe e seus três filhos ficaram ilhados e precisaram de ser socorridos pelo Corpo de Bombeiros, na madrugada desta sexta-feira (5 de abril), após a casa deles ficar ilhada por um rio que transbordou durante um forte temporal que atingiu Montes Claros, no Norte de Minas. Ao todo, dez pessoas ficaram desalojadas e a corporação atendeu 45 ocorrências relacionadas à forte chuva. A cidade é uma das 92 que estão sob alerta de chuvas intensas até a manhã de sábado (6).
O caso da família que ficou ilhada pelo rio Vieira, no bairro Distrito Industrial, foi registrado pouco depois da meia-noite. Os bombeiros foram acionados por um vizinho, que foi procurado pelo marido da mulher e pai das crianças. O homem contou que a sua casa tinha sido cercada pelo rio após a chuva repentina, sendo que ele só conseguiu escapar da inundação após ter saído para retirar oseu carro para um local que não atolasse.
Enquanto se deslocava pela estrada de terra com o veículo, o homem viu que o rio estava transbordando e invadindo sua casa, momento em que resolveu pedir socorro aos vizinhos. Conforme o Corpo de Bombeiros, quando a viatura chegou ao local encontrou a rua de acesso ao imóvel completamente inundada e com forte correnteza.
Após seguirem contra a correnteza e conseguirem acessar a família, os militares constataram que a casa estava cercada por 1,2 metros de água. Equipados de coletes salva vidas, a família foi guiada pelos bombeiros até um local seguro, sendo resgatados sem ferimentos.
Veja um vídeo do momento do resgate:
A corporação aproveitou para orientar a população a nunca atravessar locais atingidos pela água, pois a força pode arrastá-lo.
Estragos
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, das 45 chamadas atendidas durante o temporal, 30 estavam relacionadas à inundação e alagamento. Outras seis eram de desabamento, seis de salvamento em residências inundadas, duas de corte de árvores e uma de salvamento de pessoas ilhadas.
Os 19 militares envolvidos atuaram em diversos bairros, sendo os mais afetados: Independência, São José, Santa Rita, Santos Reis e Distrito Industrial. Ao todo, dez pessoas ficaram desalojadas e foram levadas para casas de familiares. Uma pessoa precisou de ser encaminhada para uma unidade hospitalar.
Comentários do Facebook