Sul deve ter novas chuvas intensas no fim de semana, com risco de alagamento em Porto Alegre

Sul deve ter novas chuvas intensas no fim de semana, com risco de alagamento em Porto Alegre
Homem carrega mulher em enchente em Porto Alegre Foto: Anselmo Cunha / AFP
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Temporais podem começar já nesta sexta-feira (14/06)

O TEMPO 

 

O Sul do país deverá ter um fim de semana com chuvas intensas. O alerta foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e é válido para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo o serviço de meteorologia Climatempo, temporais chegam ao estado nesta sexta-feira (14/06), continuam no sábado (15/06) e invadem o início da semana, devido a uma frente fria.

Os locais mais afetados devem ser a região metropolitana de Porto Alegre, a lagoa dos Patos e os vales, bem como a região central gaúcha. São esperados volumes de chuva entre 50 mm e 150 mm nessas áreas.

Para o restante do estado, os volumes previstos são menores, de 20 mm a 40 mm. No entanto, conforme a Climatempo, a situação é de alerta em todo estado devido aos episódios recentes de chuva extrema.

Em Porto Alegre, as chuvas não devem causar uma nova alta no nível do lago Guaíba, mas é motivo de preocupação pelo risco de novos alagamentos em trechos urbanos — conforme a Defesa Civil municipal, o período com maior preocupação será entre as tardes deste sábado e segunda-feira (17/06)

A situação é agravada pela presença de lixo e entulho nas vias e calçadas da capital, principalmente nos bairros mais afetados da zona norte.

O temor é que ocorram novos alagamentos, provocados pelo entulho de móveis destruídos pela enchente que podem bloquear bueiros após um novo período de chuvas.

O prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que as ações de limpeza do sistema de drenagem e a desobstrução de bueiros, córregos e arroios foram intensificadas nos últimos dias.

"Como medidas iniciais, vamos manter as equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de prontidão em regiões prioritárias como Sarandi, Humaitá, Anchieta e Ilhas, entre outras", disse ele, em comunicado divulgado na terça (11/06).

Outra ação é a contratação de mais geradores para manter as casas de bombas funcionando, "caso se confirme o prognóstico de temporal". Atualmente há 26 geradores instalados nas casas de bombas.

A temperatura em Porto Alegre, diz a Climatempo, deve variar entre 20°C e 31°C nesta sexta. No sábado, a máxima cai para 22°C, e a mínima, para 17°C. Para o domingo, a previsão é de máxima de 19°C e mínima de 17°C.

(Folhapress)