Sem engrenar no Atlético, Bernard pode viver 'divisor de águas' diante do Fluminense

Sem engrenar no Atlético, Bernard pode viver 'divisor de águas' diante do Fluminense
Bernard em ação pelo Atlético neste seu retorno ao clube Foto: Pedro Souza / Atlético
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Contratação do Atlético mais festejada na última janela, Bernard não conseguiu render o esperado; duelo com Flu, pela Libertadores, pode ser nova chance para mostrar que se adaptou ao esquema de Milito

O Tempo Sports   Por Frederico Teixeira

 

O duelo entre Atlético e Fluminense, nesta quarta-feira (25 de setembro), na Arena MRV, no jogo de volta das quartas de final da Libertadores, pode marcar um divisor de águas' para Bernard. Ainda sem conseguir engrenar neste seu retorno ao clube, o prata da casa quer mostrar que - enfiim - conseguiu se adaptar ao esquema adotado pelo técnico Gabriel Milito.

Revelado na base do Atlético, tendo recebido as primeiras chances no time principal em 2011, Bernard já entrou para a história do clube ao fazer parte do quarteto ofensivo fundamental para a conquista da Libertadores 2013, atuando ao lado de Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Jô. Mas, após longa passagem pelo exterior, o desempenho neste seu retorno ao Galo tem ficado abaixo do esperado pela Massa.

Até o momento, Bernard, que completou 32 anos no início do mês, já disputou 17 partidas nesta temporada, sendo titular em 13 (foi poupado diante de Cruzeiro, Bahia e Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão), mas não conseguiu marcar gols nem dar assistências para companheiros.

Sua reestreia pelo Atlético foi no dia 16 de julho, no empate em 1 a 1 com o Juventude, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Em quase todas as 13 partidas em que começou jogando, Bernard acabou substituído no segundo tempo, boa parte delas (sete vezes) antes mesmo dos 25 minutos da etapa complementar.

Bernard só jogou o tempo inteiro no empate em 2 a 2 com o CRB, no duelo de ida das oitavas da Copa do Brasil, em Maceió, e na derrota de 2 a 0 para o Fluminense, no Mineirão, pelo Brasileirão.

Diante do Grêmio, pelo Brasileirão, perdeu um daqueles 'gols feitos'. Diante do Vasco, chegou a balançar as redes, mas gol foi anulado porque na cobrança de escanteio de Scarpa a bola fez a curva já do lado de fora do campo de jogo.

O fato é que no esquema proposto por Milito, Bernard ainda tem encontrado dificuldades. E o próprio jogador já reconheceu isso. "Me cobro bastante. Estou jogando em uma nova função na minha carreira, como o jogador que atua pela ponta, atrás dos atacantes. Existem muitas coisas às quais ainda preciso me adaptar", afirmou.

Nas redes sociais, vários torcedores do Atlético têm mostrado sua insatisfação com o rendimento de Bernard neste retorno ao clube. E há alguns que até sugerem que ele fique no banco. Sem Zaracho, ainda se recuperando de pubalgia, a principal opção para o lugar dele seria Igor Gomes. 

Milito não falou abertamente sobre essa possibilidade, mas na única vez em que deixou Bernard no banco por opção técnica, diante do San Lorenzo, no jogo de volta das oitavas da Libertadores, o treinador argentino optou por uma formação  com Otávio, Alan Franco, Zaracho e Scarpa, com Paulinho e Deyverson no ataque (Hulk estava contundido).

Confira abaixo o raio-x do desempenho de Bernard pelo Atlético, desde sua primeira passagem e agora neste retorno ao clube:


Bernard pelo Atlético:
117 jogos, 22 gols - 63 vitórias, 27 empates, 27 derrotas
61,5% de aproveitamento
Títulos: Mineiros 2012 e 2013; Libertadores 2013


Bernard em sua primeira passagem:
Em 2011, disputou 28 jogos e não marcou gol

Primeiro gol - Em sua 29ª partida, na vitória de 2x0 sobre o Boa, na estreia do Mineiro 2012. Ainda marcaria mais duas vezes naquele Estadual

No Brasileirão: Marcou seu primeiro gol na sexta rodada de 2012, na goleada de 5x1 sobre o Náutico. Nos 21 jogos que havia disputado pela competição em 2011, não balançou as redes.

Bernard no Atlético em 2024:
17 jogos, nenhum gol
7 vitórias, 6 empates, 4 derrotas 
52,9% de aproveitamento

Brasileiro - 10 jogos: 4 vitórias, 3 empates, 3 derrotas
Libertadores - 3 jogos: 1 vitória, 1 empate, 1 derrota
Copa do Brasil - 4 jogos: 2 vitórias, 2 empates