Seis postos de combustíveis são autuados por mês em MG por problemas de qualidade, diz ANP
Segundo o levantamento, apenas em 2024, 37 estabelecimentos foram flagrados com alguma irregularidade
Gustavo Cícero Itatiaia
A cada mês, cerca de seis postos de combustíveis de Minas Gerais são autuados por problemas relacionados à qualidade dos combustíveis, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) obtidos com exclusividade pela Itatiaia.
Segundo o levantamento, apenas em 2024, 37 estabelecimentos foram flagrados com alguma irregularidade. Nos últimos dois anos, foram feitas mais de 3 mil denúncias no Brasil inteiro.
No entanto, as adulterações nem sempre são causadas pelos postos de combustíveis e podem ser causadas pelo transporte dos líquidos. Em alguns casos, um tanque do caminhão que transportou o combustível pode acabar contaminando o outro, conforme explicou a coordenadora do Laboratório de Ensaios de Combustíveis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Vânya Pasa.
"Às vezes, o que a gente vê de combustível com problema é por alguma contaminação no transporte. Por exemplo, num diesel que foi transportado num caminhão que carregava álcool, acontecer uma mistura sem querer, porque ninguém quer esse tipo de contaminação e acaba afetando algumas propriedades [do combustível]”, explicou.
Estabelecimentos que forem autuados por adulteração de combustíveis estão sujeitas a multas que podem variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, além de outras penalidades. Caso queira fazer uma denúncia, é preciso ligar no telefone 0800 970 0267.
Comentários do Facebook