Renato Cariani usava nomes de crianças para comprar ‘hormônio do crescimento’, diz PF

Renato Cariani usava nomes de crianças para comprar ‘hormônio do crescimento’, diz PF
Renato Cariani é alvo de operação da PF contra tráfico de drogas Reprodução Instagram
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Medicamento é indicado para o tratamento de deficiência de crescimento; no mundo fitness, substância costuma ser usada para crescimento muscular

Itatiaia   Por 

O influenciador fitness Renato Cariani, de 47 anos, investigado por tráfico de drogas, também teria usado nomes de crianças para conseguir comprar “hormônios do crescimento”, em 2017. A informação estava em um relatório da Polícia Federal sobre a Operação Hinsberg, ao qual a CNN teve acesso.

Segundo o documento, Renato pediu ajuda para uma amiga, identificada como Elen Couto, para conseguir “receitas médicas e descontos, para a compra de Norditropin, mais conhecido como ‘GH’”, segundo documento. O medicamento é indicado para o tratamento de deficiência de crescimento em crianças. No mundo fitness, substância costuma ser usada para crescimento muscular.

Em uma das conversas descritas no relatório, o influenciador diz para Elen que precisa de nomes de crianças para comprar mais “daquele medicamento”. A amiga se prontifica a cadastrar os nomes para que Renato compre o hormônio com desconto.

Logo em seguida, ele questiona mais dados das crianças. Nesse momento, Elen revela que os nomes usados, na verdade, são de alunos dela.

O relatório da PF ainda diz que há indícios de que o medicamento teria uma “finalidade diversa a de tratamento hormonal infantil”. O fato dos dados serem de alunos da amiga do influenciador “reforça os indícios de falsidade dessas receitas”, segundo a Polícia Federal.

Os diálogos também indicam que o influenciador sabia que das vendas simuladas de produtos químicos para farmacêuticas. Essa é a principal hipótese da PF para comprovar o envolvimento de Cariani com o tráfico.

Influenciador vira réu

A Justiça de São Paulo aceitou, na sexta-feira (16), a denúncia do Ministério Público de São Paulo contra o influenciador fitness Renato Cariani, acusado de tráfico de drogas. Outras quatro pessoas também vão responder ao processo por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

Na investigação, a PF apontou que os crimes de desvio de produtos químicos usados para o refino e preparo de cocaína e crack foram cometidos entre 2014 e 2020. A polícia tomou conhecimento do esquema no fim de 2021, após denúncia feita por parte de farmacêuticas multinacionais que estavam sendo usadas no esquema.

Quem é Renato Cariani?

Renato Cariani é considerado um dos maiores influenciadores do segmento fitness nas redes sociais. Somente no Instagram, ele tem 7,3 milhões de seguidores. São 6,3 milhões de inscritos no canal dele no YouTube 1 milhão no TikTok.

Em sua conta no Instagram, ele posta fotos com cantores, apresentadores de TV, modelos e outros influenciadores. Cariani tem um site em que vende cursos e treinamentos que envolvem desde orientação na área de nutrição, até mentoria em investimentos financeiros. Os planos partem de 49,90 por mês.

Nos últimos meses, Renato Cariani atraiu públicos de diversos segmentos na internet, principalmente pela criação de projetos para personalidades da internet e da TV, como Igor Coelho, do Flow Podcast, e Danilo Gentili, do SBT. O ex-lutador do UFC, Anderson Silva, também chegou a treinar no CT de Renato Cariani recentemente.