Qual a razão do desgaste dos pneus

Qual a razão do desgaste dos pneus
Imagem Ilustrativa
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Por MCM Conexão Automotiva 

Em constante contacto com a estrada, os pneus desempenham um papel vital na condução, manobrabilidade, travagem e direção do seu veículo. Um desgaste irregular dos pneus, seja no piso do pneu ou em torno da circunferência do pneu, é uma indicação de que poderá existir um problema que tem de ser resolvido. O desgaste irregular dos pneus pode ser causado por:

  • Calibragem: A calibragem dos pneus deve ser feita de acordo com as recomendações do fabricante do veículo. 
  • Alinhamento: O alinhamento incorreto das rodas pode causar desgaste irregular. 
  • Balanceamento: Pneus desequilibrados podem desgastar-se. 
  • Amortecedores: Amortecedores gastos podem deixar de controlar o movimento da roda, permitindo que os pneus deformem e desalinhem. 
  • Suspensão: A suspensão desregulada ou quebrada pode causar desgaste irregular. 
  • Freios: Freios gastos podem causar desgaste irregular. 
  • Rodas: Rodas dobradas ou danificadas podem causar desgaste irregular. 
  • Componentes da direção: Componentes da direção gastos ou danificados podem causar desgaste irregular. 
  • Hábitos de condução: Os hábitos de condução podem causar desgaste irregular. 
  • Hábitos de condução

    A forma como conduz pode influenciar a forma como os pneus sofrem o desgaste. Viragens abruptas, mudanças de faixa, aceleração demasiado rápida ou travagens a fundo podem resultar no achatamento localizado (perda excessiva de piso em áreas concentradas do pneu), causando um desgaste prematuro. Subir um lancil com o ângulo errado e o respetivo impacto pode causar estragos ou danos na "carcaça" ou na estrutura interna do pneu, deixando a parede lateral danificada ou saliente.

    Pode também arrancar borracha do pneu, o que irá resultar num desgaste irregular do pneu. Faça o seu melhor para evitar passar por cima de detritos na estrada e obstáculos, tais como buracos, vidro partido e cadáveres de animais na estrada; tudo isto pode causar abrasão, o que resulta na falha inesperada do pneu. Examinar e ajustar os seus hábitos de condução pode ajudar a aumentar a vida útil dos pneus.

    Tamanho dos pneus ou definições da pressão inadequados

    Pneus com pressão excessiva ou insuficiente podem causar um desgaste irregular em toda a largura do piso do pneu. Se o seu pneu apresenta mais desgaste no centro do piso do que nas laterais, tem pressão excessiva; se os dois lados do piso estão mais gastos do que o centro, o pneu tem pressão insuficiente.

    A pressão correta de acordo com as recomendações do manual do proprietário irá evitar a continuação do desgaste irregular. A melhor forma de evitar este problema é verificar a pressão dos pneus uma vez por mês e ajustá-la conforme necessário. Para facilitar este procedimento, muitos modelos mais recentes monitorizam a pressão dos pneus e irão alertá-lo no caso de um pneu ter pressão insuficiente. Se a luz de pressão dos pneus estiver acesa, resolva a situação de imediato. Um bónus adicional de pneus com a pressão correta é a maximização do combustível.

    Para aqueles que rebocam ou que trabalham com veículos pesados, a pressão dos pneus deve ser ajustada com base no peso da carga. Habitualmente a pressão dos pneus será mais elevada com mais carga e menos pressão quando sem carga.

    Amortecedores gastos

    Os amortecedores ajudam a assegurar um contacto consistente do pneu com a estrada que é muito importante para o desempenho ideal. Quando os amortecedores do seu veículo estão gastos, o automóvel pode ressaltar, fazendo com que os pneus deixem de estar em contacto com a estrada. Este ressalto pode causar escamação ou sulcos nos pneus, que é quando pedaços de borracha são arrancados do pneu. Pneus descalibrados ou componentes de suspensão gastos também podem causar uma escamação inconsistente do pneu e, em casos raros, uma escamação uniformemente distribuída.

    Para além disso, em vários veículos mais recentes com geometria de suspensão avançada pode notar um desgaste acelerado do pneu, ao invés da tradicional escamação do pneu.

    Rodas ou pneus descalibrados

    Um conjunto de roda e pneu descalibrado, ou um pneu com uma variação radial excessiva, também pode causar um desgaste irregular do pneu. Um pneu descalibrado pode causar vibração quando uma roda/pneu não gira suavemente no eixo; pode saltar para cima e para baixo ou oscilar lateralmente enquanto gira. A solução é pedir ao fornecedor de serviços para calibrar os seus conjuntos de roda e pneu.

    Rodas dobradas ou danificadas

    Atingir um buraco não é só aborrecido; pode dobrar uma jante de aço ou alumínio ou pode causar a formação de uma fenda numa parte da roda. Ambos os casos podem causar uma vibração no pneu enquanto roda, resultando num desgaste irregular do piso do pneu. Uma inspeção da roda pelo seu fornecedor de serviços pode dizer-lhe se esta é a causa do desgaste irregular do pneu.

    Componentes de direção ou suspensão gastos ou danificados

    Os componentes da suspensão, como rótulas, ponteiras da barra de direção, braços de controlo, casquilhos do braço de controlo e rolamentos da roda foram concebidos para manter a roda e pneu na devida posição. Se alguma destas peças estiver gasta, tal pode resultar num desgaste irregular do pneu. Uma vez que a roda e pneu já não estão fixados de forma segura, o desgaste resulta habitualmente em padrões de desgaste do pneu dispersos. Peça ao seu fornecedor de serviços para realizar uma inspeção rigorosa ao seu sistema de direção e suspensão, de forma a assegurar que tudo está num estado de funcionamento adequado.

    Evitar problemas de desgaste do pneu

    A melhor forma de evitar o desgaste irregular dos pneus é verificar a pressão dos seus pneus todos os meses e inspecionar visualmente os pneus numa base regular. Ao levar o veículo para a manutenção regular, peça ao seu fornecedor de serviços para verificar o alinhamento das rodas e a calibragem das rodas de acordo com as recomendações do fabricante indicadas no seu manual do proprietário. Se detetar que os seus pneus apresentam um desgaste irregular, certifique-se  agende uma visita ao seu fornecedor de serviços para identificar a fonte do problema logo que lhe seja possível.

  •  

    Redação MCM Conexão Automotiva