Propaganda que mostra freiras comendo batatas durante a comunhão gera revolta

Propaganda que mostra freiras comendo batatas durante a comunhão gera revolta
Anúncio que mostra freiras comendo batatas chips gera revolta na Itália — Foto: Reprodução YouTube
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Comunidade católica da Itália pede a suspensão do anúncio e acusa marca de blasfêmia para aumentar vendas

Por O TEMPO 

 

Um anúncio publicitário de uma marca de batatas chips na Itália tem gerado polêmica e revolta entre a comunidade católica do país por usar a imagem de uma freira comendo batatas fritas no lugar da hóstia sagrada durante a comunhão. A Associação dos Telepectadores Católicos Italianos chegou a pedir a suspensão da propaganda e acusar a marca de praticar blasfêmia para aumentar as vendas do produto.

O anúncio de 30 segundos, assinado pelo grupo Lorenzo Marini, tem versões diferentes para a TV e web. A propaganda divulgada nas redes sociais é a que mais incomoda os católicos italianos.

A história do anúncio se passa em um convento, quando freiras estão se preparando para receber a comunhão e uma das madres, ao perceber que não tinham hóstias para o ritual, resolve substituí-las por batatas chips. 

Segundo o jornal religioso italiano 'Avenire, o presidente nacional da Associação dos Telespectadores, Giovanni Bagio, pediu a suspensão imediata do comercial por considerar que ele "ofende a sensibilidade religiosa de milhões de católicos praticantes além de ser ultrajante ao banalizar a comparação entre o chips e a partícula consagrada."

Em nota, Bagio ainda disse que o anúncio é uma "tentativa de reanimar uma empresa recorrendo à blasfemia”:

"O anúncio da Amica Chips é uma falta de respeito e criatividade, bem como um sinal da incapacidade de fazer marketing sem recorrer a símbolos que nada têm a ver com consumo e comida crocante", diz a nota.

Em entrevista à imprensa italiana, Laura Moratti, vice-presidente da Amica Chips, se defendeu e afirmou que o comercial não tinha o intuito de provocar católicos:

"A intenção era apenas evocar um momento de leveza, certamente não ofender. Na verdade, muitas pessoas, mesmo aquelas de fé, nos disseram que sorriram”, afirmou.

A cena do comercial que mostra as batatas no lugar das partículas sagradas no cálice foi cortada, mas ainda circula na web.