Projeto de Lei que prevê doação do prédio do Fórum ao Município é aprovado pela ALMG

Projeto de Lei que prevê doação do prédio do Fórum ao Município é aprovado pela ALMG
(Foto: Leonardo Costa)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Matéria foi aprovada em primeiro turno no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

 Tribuna     Por Pedro Moysés

 

O projeto de lei 2.649/2015, do então deputado Isauro Calais, que autoriza o Poder Executivo a doar o prédio que hoje abriga o Fórum, o Palácio Benjamin Colucci, para a Administração municipal foi aprovado em primeiro turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Projeto

O prédio, com área total de 2.386 metros quadrados, localizado na esquina da Rua Marechal Deodoro com a Avenida Rio Branco, será doado para a Administração municipal após sua desocupação. O projeto ainda especifica que a doação será feita com destinação: abrigar a Câmara Municipal de Juiz de Fora.

O imóvel, porém, também pode retornar ao patrimônio do Estado, caso, no final de cinco anos, contados da oficialização da doação, não lhe tenha sido dada a destinação prevista no parágrafo.

Nesta terça-feira (3), o projeto esteve no plenário e foi aprovado pela ALMG. Segundo o Diário Legislativo publicado também na terça, a Comissão de Justiça da ALMG concluiu pela constitucionalidade do projeto, juntamente com a Comissão de Administração Pública que opinou pela aprovação.

A decisão, porém, diz respeito ao primeiro turno da votação. Agora, o projeto volta para as comissões e, depois, retornará para o plenário para a votação em segundo turno, que decidirá pela aprovação final, ou não, do projeto. Caso aprovado, faltará apenas que o Governo de Minas assine o termo de transferência.

Por telefone, Isauro Calais comentou sobre o avanço do projeto no plenário. “Eu fico muito orgulhoso, sim, de ver esse projeto aprovado. Valeu à pena estar lá na Assembleia. Estive na Câmara por cinco mandatos e achei que seria justo, pois um prédio daquele, se não tivesse uma lei autorizando, não poderia ir para o Poder Público municipal.”

Para Calais, o projeto, além de transferir o Poder Legislativo para um novo prédio, também garante à cidade a a oportunidade de “utilizar o prédio onde hoje é o Legislativo como melhor servir à população”.

Doação

A doação, caso aprovada, só será efetivada quando o Judiciário for transferido para a nova sede, cujo terreno foi doado pela Prefeitura de Juiz de Fora. Além da doação, a Administração municipal também realizou melhorias de acesso ao local e preparou o terreno para a obra que está em andamento.